30 novembro 2007

Marketing viral

Acesse o site descubra.skol.com.br

Você repassaria esse vídeo para alguém? Se sua resposta foi sim, você acabou de ser atingido por uma campanha viral.

O marketing viral é uma ferramenta do marketing de guerrilha para gerar o boca-a-boca na internet, através de redes sociais como orkut, youtube, myspace, blogs, a marca consegue ter uma grande visibilidade com custo baixo. Esse vídeo eu o descobri no orkut de um amigo.

Mas como conseguir isso?

Primeiro temos que entender quem é o público-alvo, buscar os formadores de opinião na internet, as pessoas que vão influenciar as outras e repassar o conteúdo. O conteúdo deve ser instigante, engraçado, tem que estimular a vontade da pessoa ver e enviar para outra.

Uma campanha viral básica é feita com e-mail marketing, hotsite e vídeos.

O e-mail marketing dever ser repassado às pessoas que tem afinidade com a notícia, é importante ter um bancos de dados com o perfil do público, ou usar CRM para envio da campanha. O Datalistas é um exemplo. Não devemos enviar um e-mail em massa, pois pode ser tachado como SPAM.

O ambiente que vai proporcionar o maior detalhamento do produto viral é o hotsite, não deve haver outros produtos, notícias, pois a atenção é focada na campanha de um produto específico.
Um bom exemplo é a campanha da Nike com o Ronaldinho Gaúcho, creio que alguns de vocês já a viram, pois teve mais de 17 milhões de acessos no youtube. O hotsite é perfeito, fala apenas das chuteiras e tem bastante interatividade, é possível baixar vídeos, peças em vários formatos.
Hotsite:http://www.nikefootball.com/

Vídeo viral:
Os vídeos virais devem ser naturais, sem conteúdo apelativo ao comercial. Um bom vídeo tem que ser envolvente, engraçado e receptivo, pois os internautas não querem engolir a sua marca. Identificar o target do vídeo é fundamental para sua propagação.

A Twix fez um vídeo que caiu no gosto do público jovem, o exemplo não é recente, mas foi um sucesso de viral, pois a base da campanha foi a internet. A AlmapBBDO é a responsável pela criação e divulgação.


Tem vários vídeos no youtube produzidos por jovens relacionados com essa campanha, segue um exemplo.


Essas campanhas mostram que as empresas querem marcar presença com os internautas. A explosão do contéudo, as possibilidades de interatividade, diversão, e o fato de se comunicar diretamente com os consumidores são os atrativos para essas empresas.

23 novembro 2007

Celular 3G

A terceira geração de celular começa a chegar ao Brasil através da Telemig Celular e Claro que oferecem o serviço com a nova tecnologia. O 3G se diferencia pelo fato de aumentar a conexão de dados no celular, podemos comparar como uma banda larga no aparelho. Através da maior velocidade de dados é possível utilizar serviços como a TV no celular, a videochamada, onde o usuário vê a pessoa para qual ligou, jogos online e navegação de internet.

Ao comprar o celular é importante escolher um aparelho que tenha tela grande, pois facilita a utilização e visualização dos serviços oferecidos. Uma máquina com boa resolução é uma boa pedida também, afinal o compartilhamento de fotos e vídeos será usado com mais freqüência.

O vídeo mostra com humor o novo comportamento do consumidor:

20 novembro 2007

Google Trends

O Trends é uma ferramenta do Google que permite comparar termos pelo número de vezes que eles foram pesquisados no Google. É uma maneira de saber se sua marca gera interesse na internet, como está sua posição perante aos concorrentes. É possível fazer o filtro por cidade, estado, país, ano, idioma e mais. Com isso dá para saber qual revista/jornal/rádio é mais popular no Brasil. Podemos ver a oscilação do produto/marca em determinada época, por exemplo, no mês de abril a busca por peixe aumenta, pois é período da semana santa.


Peixe (azul) - Carne (vermelho)

Ano: 2007 - Brasil


Revista Veja (azul) - Época (vermelho) - Isto é (laranja)

Ano: 2007 - Brasil



Em breve será possível obter a segmentação por sexo, idade e todas as demais variáveis estarão igualmente disponíveis. Acesse o serviço www.google.com.br/trends

14 novembro 2007

O futuro da propaganda em vídeo

A IBM publicou recentemente um estudo chamado "O Fim da Propaganda como Nós a Conhecemos", onde divulga que os consumidores se irritam com a propaganda em vídeo online. Estudos mostram que os comerciais que aparecem antes do vídeo são os mais irritantes, pois a internet é um meio no qual o internauta lê o que interessa. A proposta do comercial antes do conteúdo selecionado se contrapõe a isso, é invasivo.

O relatório apresenta quatro tendências: controle da atenção – os consumidores selecionam, distribuem e consumem seus próprios conteúdos e, por conseqüência, as mensagens publicitárias envolvidas no processo. Criatividade - amadores e semi-profissionais criam peças a baixo custo, métricas - na internet conseguimos medir a eficácia de uma propaganda e os anunciantes gostam disso, inventários de publicidade – empresas que não conseguiam entrar em mídias tradicionais devido ao preço estão investindo na internet. O meio é confiável para quem questiona a eficácia dos modelos tradicionais.

Na internet ainda não existe fórmula para definir qual formato mais adequado para o inernauta, são apenas 10/12 anos de existência e muita pesquisa pela frente. Quem aposta no vídeo interativo é o Sérgio Guarnieri, sócio e fundador da A1.Interativa. Segundo ele a revolução está por vir, o vídeo interativo transfere o controle ao consumidor, no qual se tornará "diretor" do comercial. Não teremos mais um comercial de massa, mas vários deles, para cada grupo de pessoas, com linguagem e anseios específicos. Os comerciais interativos são exibidos apenas nos intervalos das páginas clicadas ou enquanto se carrega um conteúdo, para respeitar a qualidade de navegação. Acabou a era da publicidade sem lei, das famosas janelinhas saltando a todo o momento sobre o conteúdo exibido.

Toda essa mudança está em processo nos consumidores e por isso as previsões para os próximos 5 anos são de aumento de receita publicitária nas plataformas online e mudança na forma de comercialização. Você está preparado para a nova era?

11 novembro 2007

Agência online x offline

O Meio & mensagem realizou esse ano o 6º prêmio MMOnline/MSN no qual incentiva o mercado brasileiro a divulgar e realizar campanhas online. Além de premiar as criativas e funcionais campanhas, o prêmio também elege os melhores profissionais da área.

A novidade desse ano é a AlmapBBDO ter faturado 5 dos 6 ouros da premiação. A AlmapBBDO é uma agência que trabalha campanhas offline e online e foi muito feliz na criação, divulgação e posicionamento de marca nas campanhas inscritas.

Destaque para as campanhas:
Viral – Ambev
http://www.tatuagemdaboa.com.br/
Com esse viral a AlmapBBDO conseguiu derrubar o site da Ambev devido aos inúmeros acessos. Depois dessa campanha foi criado um espaço exclusivo no site da Ambev para as ações da Brahma.

Inovação – Audi
/http://200.186.92.250/awards/2007/audi/robots_inov/port/
Campanha online e offline para divulgar o “nascimento” do Audi A3 no Brasil. A internet foi a principal mídia.

A polêmica gerada no mercado é que, quem sempre leva o ouro nesse prêmio são as agências online. A AlmapBBDO comprovou que a internet faz parte do nosso dia-a-dia e que a agência tem que estar atualizada com todas as mídias. Não é necessário uma agência especializada em mídia online para montar uma campanha para os clientes, um bom exemplo é a agência África onde todos os profissionais - independente de seu maior expertise ser online ou offline – trabalham juntos nos mesmo jobs, criam e executam para todas as mídias e são todos tratados com a mesma importância.

A AlmapBBDO publicou na revista Veja do dia 07/11/07 um anúncio sobre a polêmica:


Isso só reforça que as agências e os profissionais devem estar antenados com as novidades do mercado. Não é necessário ser expert, mas pelo menos deve estar atualizado sobre as possibilidades de cada mídia, para abrir espaço para mais idéias.