25 dezembro 2007

Métricas

Como medir o retorno de uma campanha online? Qual é taxa de clique (CTR) ideal? Comprei 60 mil impressões e tive 20 mil cliques de retorno, o resultado foi bom?

Essas perguntas são freqüentes e até pouco tempo não tínhamos parâmetros para analisá-las. Hoje conseguimos comparar e medir a eficiência de uma campanha através do Índice Única de Performance Digital.

O IUPD (Índice Única de Performance Digital) é o único índice oficial de mídia online no mercado latino americano. Tem como base a análise de mais de 200 anunciantes por mês de todos os segmentos, os dados servem para analisar, comparar o retorno da campanha.

O gráfico mostra a média mensal de cliques por formatos de anúncios: peças simples (fullbanner, skyscraper, square, botão), rich media, superstitial.



Exemplo: Em julho de 2007 eu comprei 100 mil impressões de fullbanner e tive 1 mil cliques. O resultado foi acima da média do mercado, pois a CTR nesse mês foi 0,47%.

É importante ressaltar que a CTR é uma das métricas para analisar uma campanha online. Acompanhe o relatório através do site http://www.aunica.com/iupd.asp

20 dezembro 2007

Dicionário da internet

Esse post é para esclarecer alguns termos da internet.

Click tag é um link que inserimos dentro de um banner com o objetivo de mensurar seus resultados. Ex: taxa de clique.

Click-through rate - (CTR) - Taxa de clique. Quando um usuário clica o mouse em conteúdos digitais (banners, sky, etc), é conhecido como “click-through”. Se 20% das pessoas que veêm um anúncio qualquer clicarem no anúncio, então o mesmo recebe um “click-through rate” de 20%. Essa é uma pequena forma de medir a eficiência do anúncio.

Click-to-call é um serviço que permite as pessoas clicarem em um botão/anúncio e automaticamente discar o número do telefone. Empresas utilizam dessa tecnologia para os consumidores falarem diretamente com alguém, normalmente o serviço de atendimento ao cliente.

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Trsnferência de Arquivos), e é uma forma bastente rápida e versátil de transferir arquivos pela internet.

Link patrocinado é um anúncio publicitário em formato de texto com título, descrição do produto/serviço e o site. Ao ser clicado, leva ao site do anunciante e o mesmo só paga quando o usuário clica no anúncio. Esse valor é chamado de CPC, ou custo por clique.

Hotsite é um pequeno site planejado para apresentar e destacar uma ação de comunicação e marketing pontual. Usualmente os hotsites possuem tempo de vida útil determinado, ligado à duração da ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM, entre outras.

Page views é um parâmetro utilizado pelos servidores web para medir a visibilidade de um site ou grupo de arquivos ou parte de um portal na internet. Quanto mais page views (acessos) uma página tem, maior a visibidade da mesma na Internet. Exemplo: se você entrar em um site 3 vezes ao dia no mesmo pc, vai somar 3 page views e 1 única visista.

Poadcasting é a preparação e distribuição de arquivos de áudio (e possivlemente outras midias) para seu download em aparelhos de multimídia ou música digital, como o iPod. A mesma tecnologia pode ser usada para preparar e transmitir imagens, texto e vídeo para qualquer equipamento apto.

Rich Media refere-se ao conteúdo do site que contém componentes de multimídia como áudio, vídeo ou efeitos especiais usando o Flash, Shockwave ou Javascript.

RSS (Rich Site Summary/Organização realmente simples) é um método de filtrar notícias ou conteúdos de outros sites que estão disponíveis em um editor on-line para “alimentar” usuários de internet.

Visitor / Unique Visitor / Unique User – Visitante / Visitante Original / Usuário Original - O cliente excepcionalmente identificado que gera pedidos no web server (análise do registro) ou que vê páginas. Um visitante pode fazer visitas múltiplas. Numa campanha é muito importante comparar o page views com o unique visitor. O unique visitor representa numericamente quantas pessoas acessaram o site em determinado período.

Web 2.0 é o termo utilizado para referir-se a mudança para uma Internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nessa nova plataforma. A regra mais importante para esse modelo é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.

Wiki é um programa de servidor que permite usuários colaborarem na formação do conteúdo do site. Com um wiki, qualquer usuário pode editar o conteúdo do site, inclusive com contribuições de outros usuários.

Colabore com esse post, acrescente mais termos e tire dúvidas através do link reservado para comentários ou envie e-mail para jamile.lage@gmail.com

18 dezembro 2007

Natal Microsoft Office

Depois do sucesso do Churras Calculator a Microsoft Office lança o Ceia Calculator www.ocio2007.com.br/stuff/Ceia_calculator.xls

Essa é uma estratégia viral da Microsoft Office no Brasil para mostrar a aplicabilidade dos programas. Mais informações em www.ocio2007.com.br

Abril Digital abre 20 vagas em tecnologia web

A Abril Digital, que reúne o conteúdo digital de todas as marcas da Editora Abril, abre seleção para contratar 20 profissionais na área de tecnologia. As vagas são de desenvolvedor web, gerente de projeto e arquiteto de solução. A maior parte está relacionada à web 2.0.

Entre os requisitos exigidos está inglês fluente e pelo menos dois anos de experiência em desenvolvimento de sites, projetos de internet e tecnologia .Net, C# e ASP.Net. Já para a vaga de gerente de projeto, será valorizada a certificação PMI (Project Management Institute).

Para se inscrever o usuário deve acessar o site www.abril.com.br/trabalheconosco e clicar em Cadastrar/Editar Currículo. Na página que se abre, é só clicar em Cadastrar Currículo. No formulário é necessário escolher a opção Emprego (CLT), no campo Interesse Em. Em Áreas de Atuação deve ser marcada a opção Internet.

Group 1 Software desenvolve e-Messaging

A Group 1 Software apresenta o e-Messaging, desenvolvido para criar e gerenciar e-mails e SMS. Com esta solução, as empresas podem criar automaticamente e-mails e SMSs para campanhas de marketing personalizadas, com imagens e anexos. O sistema gerencia e fornece gráficos sobre mensagens enviadas, falhas de envio, respostas entre outros dados, além de arquivar toda a comunicação - impressa e eletrônica.

A solução faz parte da suíte CCM - Customer Communication Management - da Group 1 Software, que simplifica o armazenamento de dados, facilita a criação e distribuição de documentos, e garante ao cliente segurança e acessibilidade a informação.