04 maio 2009

Empresas apostam no varejo online

As vendas por meio da internet devem garantir às principais redes de varejo um crescimento porcentual superior ao das lojas físicas em 2009, apesar dos percalços provocados pela crise internacional. De olho na tendência de crescimento do comércio eletrônico, as redes estabelecidas estão reestruturando suas operações online e novas entram em operação.

Empresas com capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo, como Ponto Frio (Globex) e Extra (do Grupo Pão de Açúcar), além de outras, como Casas Bahia, Wal-Mart, Magazines Luiza e Pernambucanas, tentam avançar sobre a líder absoluta do mercado, a B2W, que reúne os portais de venda Submarino e Americanas.com. Até setembro de 2008, a B2W respondia por mais da metade do faturamento do setor.

Preços mais atrativos

Os concorrentes estão focando sua expansão no e-commerce em itens como linha branca, eletrodomésticos e eletrônicos. As empresas aproveitam negociações de compra para as lojas físicas para oferecer preços mais atrativos na tentativa de fidelizar clientes na internet. Segundo uma fonte do setor de comércio, a B2W oferece mais de 200 mil itens, enquanto outras lojas têm, em média, entre 5 mil e 10 mil.

Enfrentando uma forte desaceleração nas vendas de suas lojas físicas, as operações online do Ponto Frio ganharam vigor após o processo de reestruturação, encerrado em agosto do ano passado. Entre as mudanças feitas pela nova equipe de executivos estão a alteração no layout do site, a otimização da base de clientes e estratégias segmentadas de marketing.

Já os negócios online do Magazine Luiza alcançaram 13% do total da receita. Em 2008, as vendas por meio da internet da companhia cresceram 56% sobre 2007 e atingiram um faturamento de R$ 411 milhões. O gerente geral de e-commerce do Magazine Luiza, Francisco Donato, destaca que foi desenvolvido um núcleo de compras para colocar no portal os produtos mais procurados, conforme o perfil dos consumidores. Para 2009, a companhia espera aumentar em 50% suas vendas online.

Segundo a empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, o setor deve crescer entre 20% e 25% em 2009, superando pela primeira vez a barreira dos R$ 10 bilhões em faturamento.

Fonte: SEM Brasil

Dia Das Mães - ecommerce movimentará R$ 450 milhões

O e-bit divulgou no dia 27/04 um estudo sobre o ecommerce brasileiro no Dia das Mães, segundo o site, as compras online devem movimentar R$ 450 milhões de reais, um crescimento de 20% a mais e comparação ao ano anterior.

Entre as categorias de produtos que mais deverão concentrar os gastos estão Livros, Perfumes e Cosméticos, Roupas, Acessórios, Flores, Eletrodomésticos, Notebooks e Celulares.

O Dia das Mães costuma ser a segunda data de maior faturamento do comércio eletrônico brasileiro, perdendo apenas para o Natal.

Com esse crescimento de 20% a internet é um dos meios que ainda não está vendo a crise.

10 milhões de brasileiros assistem TV pela internet

Cada vez mais os brasileiros percebem que não há razão para ver TV somente à moda antiga. Assistir à televisão online é possível e o serviço já tem considerável número de espectadores no Brasil.

Em março deste ano, os portais brasileiros que transmitem vídeos oficialmente pela web tinham audiência de 9,8 milhões de internautas residenciais, o equivalente a 39,5% dos brasileiros que acessam a internet em casa, segundo o Ibope Nielsen Online.

De acordo com o analista de internet do Ibope, José Calazans, o número de internautas-espectadores registrado em março cresceu 17% em relação a fevereiro deste ano. O crescimento é significativo em relação aos meses anteriores. Na comparação anual com março de 2008, quando a audiência era de 8,6 milhões de usuários, houve um aumento de 12% na audiência de TV online.Atualmente, segundo a Deloitte, os brasileiros passam 3 vezes mais tempo na web do que assistindo televisão.

Conheça 6 portais brasileiros que oferecem programação televisiva - incluindo reportagens, séries e novelas - pela web.
Os fãs das novelas e séries da TV Globo podem assistir à toda a programação da emissora pela web. O benefício é voltado a assinantes, que pagam a partir de 3,90 reais mensais para acessar o conteúdo - que inclui o Jornal Nacional, novelas e séries como A Grande Família.
Caso você queira vasculhar pelo acervo da Cultura, use gratuitamente o beta da TV online da emissora. Ali, os usuários podem assistir aos melhores momentos das edições do Roda Viva, além de entrevistas e bastidores de gravações.
O canal pago estreou o beta de sua TV online no Brasil no início do ano e oferece episódios completos de seriados como Os Simpsons, 24 Horas, 9mm, Prision Break e Uma Família da Pesada.
No Terra, quem acompanha a quinta temporada de Lost pode assistir aos novos episódios logo após a exibição no canal pago de TV - sem pagar nada.Além disso, outros seriados, como Desperate Housewifes, Ugly Betty e Grey’s Anatomy também são exibidos online.No início de abril, o portal estreou uma versão beta do novo Terra TV.
A TV iG oferece reportagens da Bandnews sem cobrar taxas, enquanto os fãs de desenho animado podem assinar o Cartoon Network on Demand. Ali, é possível criar sua programação online com os 80 episódios oferecidos pelo canal. O serviço custa 7,90 reais por mês - ou 5,90 para assinantes do iG Acesso Aditivado, iG Banda Larga e Br Turbo.
Os internautas podem assistir, no portal, aos trechos de programas do Discovery Channel, Badsports, Cartoon Network, TNT, TV Cultura, Tooncast, Fashion TV e outros canais. O acesso é gratuito.

Fonte: IDG Now!