29 janeiro 2008

YouTube no celular

O YouTube lançou um novo portal exclusivo para celulares. São mais de 10 milhões de vídeos que podem ser baixados pelo celular através do endereço http://m.youtube.com/

Qualquer celular que suporte RTSP streaming e tenha uma operadora que permita o streaming de vídeos poderá acessar o conteúdo do serviço, diz o blog do YouTube .

O YouTube pretende ampliar sua rede de usuários móveis, que ainda é bem pequena em relação aos usuários de pcs.

22 janeiro 2008

Genial! Burguer King

O Burguer King lançou um exemplo de publicidade criativa, viral e que não é intrusiva. Através do site www.subservientchicken.com você dá os comandos (em inglês) e o galo obedece.

Testei com as palavras: kisses, sexy, sleep, turn around e dei boas risadas.
Entre e confira.

21 janeiro 2008

MacBook Air

O lançamento do MacBook Air (Apple) virou a notícia da web. Steve Joobs usou um envelope para mostrar o notebook mais fino do mundo com humor.

O MacBook Air tem 1,9 cm de espessura na parte mais grossa, pesa cerca de 1,4 kg e tem tela de 13,3 polegadas. Vai custar U$ 1,799 nos EUA. Nao tem drive para cds ou DVDs - Jobs diz que o consumidor nao sentirá falta porque pode baixar músicas e filmes da internet ou acessar drives de outros computadores para instalar novos softwares. Para quem preferir, haverá drives externos para comprar.

A previsão de chegada no Brasil é em março.

Veja o comercial:


O interessante é que tem vários vídeos no You Tube que fazem paródia ao comercial:


O MacBook Air foi testado pelo colunista do 'NYT' que avaliou os prós e contras do novo notebook. Clique aqui para ver a notícia completa.

16 janeiro 2008

Ministério Britânico no You Tube

A realeza começou com o canal no You Tube e a rainha Elizabeth 2ª já divulga sua tradicional mensagem de Natal aos jovens. Agora é a vez do Ministério Britânico lançar o seu canal de comunicação com esse público.

A previsão de lançamento é março ou abril e promete novidades na forma de relacionamento com o meio internet. Um dos objetivos do canal é comunicar com os jovens árabes e iranianos para explicar a política britânica, numa tentativa de melhorar a já danificada reputação do Reino Unido no mundo islâmico após a Guerra do Iraque.

15 janeiro 2008

Métricas: page views e tempo de permanência

Em beneficio do usuário, algumas páginas de internet só recarregam certos trechos. Exemplo: você lê um texto na web, deixa um comentário e depois volta na mesma matéria e ainda edita seu perfil. Tudo isso conta como 1 page view. O desenvolvedor do site programa o recarregamento das páginas dessa forma para o usuário ter uma navegação mais rápida.

Os sites que comercializam publicidade usam o page view para medir a audiência e para contabilizar o número de anúncios que podem vender. Outro critério que podemos utilizar para analisar um site é o tempo de permanência do internauta. A Nielsen NetRatings utiliza o critério de permanência do site como o mais importante para a mensuração de audiência, mas não deixa de lado o page view.

O page view não revela o que acontece em uma página. Podemos ter um texto longo ou curto, um rich mídia e tudo isso determinam o tempo que o internauta permanece no site.

Para uma campanha, a entrega de page view é importante, mas os anunciantes devem ter a percepção de valor do site também. É fato que todo anunciante que ter um anúncio na home, mas o tempo de permanência nela é muito pequeno nos portais, os canais internos tem maior tempo de permanecia do usuário.

Outro fator que temos que atentar é o aumento do uso do RSS, feeds, etc. As notícias filtradas ali não contam como page view para o site. Se o texto não for completo não veremos nenhum banner, portanto o internauta não existe para o anunciante.

As campanhas vão evoluir e em breve teremos ações que ligam o site ao RSS, feeds, smartphones e outras plataformas. Espero que os anunciantes não demorem muito a entrar nesse ritmo.

China tem o mesmo número de internautas que os EUA

Segundo as estatísticas divulgadas pela Sociedade da Internet da China e pelo Centro de Informação da Internet na China, publicadas pela agência de notícias Xinhua, o país passou dos 172 milhões de usuários de outubro para 210 milhões no fim de 2007, com um aumento anualizado de 18%.

Com esse número de internautas a China iguala aos EUA e a previsão de crescimento é grande, pois 84% da população não tem acesso a rede.

O governo ainda impõe barreiras ao acesso, censurando sites como o BBC, o Wikipedia dentre outros.

13 janeiro 2008

Os virais mais vistos de 2007

O Financial Times publicou uma relação com os 5 vídeos virais (com presença de marca) mais assistidos em 2007. A contagem foi feita somente pelo You Tube.

Em primeiro lugar o vídeo da agência Fallon, Cadbury - Gorilla Drummer


O segundo lugar foi o vídeo da Sminorff - Green Tea Partay. Agência JWT, New York.


Em terceiro Ray-Ban - Catch Sunglasses, agência Cutwater.
Muito engraçado!


Blendtec - Will it Blend? iPhone ficou com o quarto lugar. (Apenas a versão do iPhone, pois os virais Will it Blend? passaram dos 20 milhões desde novembro/2006). Produção própria.


Em quinto lugar o vídeo da BBH, Copenhagen - Lynx/Axe – Bom chicka wah wah.

09 janeiro 2008

Vaga de marketing na Claro

Estudantes de Marketing com previsão de graduação em dezembro de 2009 podem se inscrever no programa de estágio da Claro e os formados podem entrar para a operadora através do programa de trainee. Há vagas também para Administração de Empresas e Comunicação Social. É preciso ter nível intermediário em inglês ou espanhol e disponibilidade de no mínimo quatro horas por dia. Inscrições no www.ciadetalentos.com.br

08 janeiro 2008

TV com internet

O Google a Panasonic trabalham juntos para desenvolver televisores com capacidade para exibir conteúdo da internet.

O lançamento das TVs estão previstos para março, somente na América do Norte. Será possível ver os vídeos do You Tube e ver álbuns do Picasa.

"A cooperação da Panasonic com o YouTube e Picasa exemplifica nosso compromisso em conduzir a evolução natural da Internet e estendê-la para a televisão de alta definição", apontou o vice-presidente de eletrônicos da Panasonic, Merwan Mereby, em comunicado.

O contrato com o Google não é exclusivo, afirmou o porta-voz da empresa, Akira Kadota.