15 janeiro 2008

Métricas: page views e tempo de permanência

Em beneficio do usuário, algumas páginas de internet só recarregam certos trechos. Exemplo: você lê um texto na web, deixa um comentário e depois volta na mesma matéria e ainda edita seu perfil. Tudo isso conta como 1 page view. O desenvolvedor do site programa o recarregamento das páginas dessa forma para o usuário ter uma navegação mais rápida.

Os sites que comercializam publicidade usam o page view para medir a audiência e para contabilizar o número de anúncios que podem vender. Outro critério que podemos utilizar para analisar um site é o tempo de permanência do internauta. A Nielsen NetRatings utiliza o critério de permanência do site como o mais importante para a mensuração de audiência, mas não deixa de lado o page view.

O page view não revela o que acontece em uma página. Podemos ter um texto longo ou curto, um rich mídia e tudo isso determinam o tempo que o internauta permanece no site.

Para uma campanha, a entrega de page view é importante, mas os anunciantes devem ter a percepção de valor do site também. É fato que todo anunciante que ter um anúncio na home, mas o tempo de permanência nela é muito pequeno nos portais, os canais internos tem maior tempo de permanecia do usuário.

Outro fator que temos que atentar é o aumento do uso do RSS, feeds, etc. As notícias filtradas ali não contam como page view para o site. Se o texto não for completo não veremos nenhum banner, portanto o internauta não existe para o anunciante.

As campanhas vão evoluir e em breve teremos ações que ligam o site ao RSS, feeds, smartphones e outras plataformas. Espero que os anunciantes não demorem muito a entrar nesse ritmo.

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