24 fevereiro 2008

E-commerce

Quem gosta de conforto, rapidez, segurança e ampla diversidade de produtos utiliza a internet para comprar. Com a crescente inclusão digital a participação do comércio eletrônico cresce no faturamento das empresas. Segundo dados do e-bit, empresa de Marketing on-line especializada em pesquisas sobre comércio eletrônico, o varejo on-line no Brasil tem um faturamento que cresce cerca de 50% ao ano desde 2003.

Com o crescimento das vendas surge um desafio, o crescimento das reclamações. Golpes por empresas fraudulentas, problemas com entregas, propaganda enganosa são alguns obstáculos que o comprador pode encontrar ao usar a internet para compras.

As empresas têm que estar preparadas para atender esse público exigente, pois o usuário de internet quer o produto chegue no prazo, que tenha todas informações necessárias, caso contrário ele publica uma reclamação na web que pode ser prejudicial a marca da empresa. A resolução dessas reclamações em tempo hábil é necessária para o que o problema não piore.

Para atrair a confiança desse consumidor as empresas devem facilitar o processo burocrático no momento da compra, nas trocas, investir em programas seguros para inserção de informações pessoais. Além de ter um canal de atendimento rápido e objetivo.

A tendência para os próximos anos é, cada vez mais, a entrada de lojas tradicionais para o comércio virtual, como as Casas Bahia, Carrefour e Wal-Mart, que devem entrar em operação ainda este ano. "As empresas não vão poder ficar de fora. O varejo on-line não vai substituir outros canais de vendas, mas vai ser algo complementar", comenta Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.

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