26 setembro 2008

Comunicação digital é com a BrANDS

A Ideiasnet acaba de lançar uma holding 100% voltada para a comunicação digital: BrANDS (Brazilian Advertising & New Digital Strategies). São 4 empresas independentes que fornecem uma gama de serviços para interatividade, a Media Factory, de marketing e relacionamento digital; a Hands especializada em mobile marketing; a Addcomm, uma agência de comunicação e marketing digital; e a TV ao Vivo, de multimídia interativa.

Diferentemente das holdings tradicionais que surgem apenas para fazer um papel organizacional, administrativo, a BrANDS terá a missão de entrar na criação e viabilização dos projetos, diz Nélio Bilate, CEO da holding, que tem em seu currículo empresas como Renault-Nissan e Coca-Cola. Acreditamos que o projeto mais importante da holding é a idéia, tendo como base o tripé criatividade-tecnologia- inovação. As empresas da BrANDS continuarão a existir com suas estruturas, clientes etc. Queremos somar os esforços e não subtrair – completa.

Para conhecer um pouco mais do grupo acesse http://www.brandsgroup.com.br/

24 setembro 2008

SEO - Search Engine Optimization

O SEO, ou otimização de sites para buscadores, consiste no serviço constante de consultoria e mensurações de resultados para sugestão das melhores estratégias de desenvolvimento e de arquitetura de um site para que o mesmo apareça bem posicionado nos resultados das buscas orgânicas (as não-patrocinadas) por palavra-chave dos buscadores.

Importância do SEO
- Entre 80% e 90% dos visitantes de um site chegam através dos motores de busca;
- Se o site não aparece nas primeiras posições da busca, não terão visitantes;
- Estatísticas recentes revelaram que 89% dos cliques nos resultados de pesquisas são feitos na primeira página.

Li um texto publicado por Alexandre Kavinski, no blog Search Now, do IDG Now que reflete a realidade do SEO no Brasil. Vou reproduzi-lo, porque é muito bom.

O retrato das estratégias de search no Brasil fica claro em dois tipos de prospects que aparecem com frequência:

1. O cliente vem procurar um serviço para otimizar seu site para o resultado orgânico. Quer saber quanto custa o serviço (como se fosse um pacote pronto) e quantas palavras em quanto tempo terá em primeira posição.

Não se compra otimização deste jeito e quem vende assim é picareta. O serviço de otimização faz parte de uma consultoria; a idéia é entender as estratégias online da empresa e juntos desenvolver uma estratégia de search que atenda estes objetivos. Não se trata de pegar posições com determinadas palavras, trata-se de otimizar a presença web nos buscadores para que todo o conteúdo do site seja potencializado nos resultados. Trata-se de entender o que e porque as pessoas estão buscando e atender a este "desejo das pessoas de buscar" gerando negócios e exposição com os mecanismos de busca.

Não existe uma solução pronta para otimização, otimização é consultoria, não um produto encaixotado. A busca também não é pontual, o que leva ao segundo tipo de prospect, cujo comportamento quase semopre está ligado ao primeiro, mas também aparece isoladamente.

2. O cliente que acaba de montar (e publicar) toda sua presença web e agora quer otimizar. Otimização deve fazer parte da cultura web. O cliente que monta sua estratégia e depois tenta otimizar acaba pagando caro, já que qualquer aspecto de sua presença que não está amigável com os buscadores precisará ser refeito e neste caso, além do custo da otimização, terá custos que poderão ser muito mais altos para refazer parte do desenvolvimento anterior. Ou pior, em função destes custos acaba abandonando a idéia de otimizar, ou a realiza pela metade.

Otimização tem que vir no começo, desde o esboço do site, pelo menos desde a montagem do wireframe e deve continuar parte integrante da estratégia web da empresa sempre, como usabilidade.

Quando for otimizar tenha sempre em mente estas duas coisas: SEO (search engine optimization) deve ser parte da cultura web como um todo e não se trata da posição de palavras na busca, se trata da oportunidade que a busca como um todo pode representar para o seu negócio.

23 setembro 2008

Parceria Google e Yahoo?

O Departamento de Justiça dos EUA analisa a proposta de aliança entre o Google e Yahoo que permite o Google inserir links patrocinados nos resultados de busca do Yahoo.

Está em análise também o "monopólio" desse serviço, já que o Google representa 63% das buscas no EUA e o Yahoo 19,6%. Para os consumidores e anunciantes o ideal é o Yahoo permanecer independente, favorecendo a concorrência.

Ao mesmo tempo, a participação em buscas do Yahoo continua a cair no mercado americano e com a não parceria existe a possibilidade de compra do Yahoo pela Microsoft.

Digital Marketing Summit

O IBOPE Net Ratings e a Jump Education organizam um novo evento sobre comunicação digital com renomados especialistas, o Digital Marketing Summit.

O foco do evento é em estratégias para a comunicação digital, uma boa oportunidade para quem quer investir na web e ainda não o fez.

Palestrantes:
Alexandre Magalhães (Gerente de Análise de Mercado IBOPE)
Fábio Saad (Diretor de Mídia Online DM9DDB)
Fátima Pissarra (Gerente de Mobile Marketing NOKIA)
Jeff Paiva (Gerente de Social Media Agência Click)
Lucas Mello (Diretor LiveAD )
Martha Gabriel (Diretora de Tecnologia NMD - New Media Developers)
Silvia Quintanilha (Client Service V.P Millward Brown)
Público-Alvo: Diretores, Gerentes, e Gestores de empresas anunciantes, agências de publicidade, veículos de mídia, órgãos governamentais, varejo. Executivos de Marketing, Publicidade, Comunicação, Internet.

Data: 30/setembro.
Local: São Paulo.
Inscrições: clique aqui

18 setembro 2008

ROI - como mensurar na internet

A internet chegou para modificar a forma de comunicar com as pessoas, na publicidade saimos do foco da atenção para o método da atração.

Atraimos o usuário com peças nas quais podemos ter interatividade, onde é possível estimular a participação com sua marca, produto. Onde é possível também aferir métricas: tempo de permanência, cliques, cadastro, envio para amigos, etc.

Ao planejar sua camapanha é importante também calcular o ROI (retorno sobre o investimento) e definir qual será o tipo de conversão: cadastro, venda, clique, etc.

Exemplo:
Uma escola de ensino a distância precisa divulgar os novos cursos para seu público. A forma de conversão é a quantidade de inscrições no curso através do site. Após a escolha dos sites é importante calcular o ROI.

O cálculo será baseado em uma campanha com compra por CPM (custo por mil).

Fomato: banner
Total de impressões: 2.000.000
CPM: R$ 10,00
Valor total: R$ 20.000,00

CTR (taxa de clique) - alguns sites indicam a média de CTR no formato, mas é possível basear também através do IUPD (leia no post do dia 31/agosto/08).

A CTR do mês de jun/08 foi 0,26% para banners.
Nº impressões x CTR mês = 2.000.000 x 0,26% = 5.200 cliques
Valor investido / cliques = R$ 20.000,00 / 5.200 = R$ 3,84 custo por clique (CPC).

Se o site tiver 1.000 inscrições no período da campanha, cada inscrição terá um custo de R$ 20,00 (R$ 20.000,00 / 1.000). É possível mensurar de onde vieram as inscrições se o site da escola é monitorado por alguma ferramenta como o Google Analytics.

Use o ROI para planejar sua campanha na web.