18 setembro 2008

ROI - como mensurar na internet

A internet chegou para modificar a forma de comunicar com as pessoas, na publicidade saimos do foco da atenção para o método da atração.

Atraimos o usuário com peças nas quais podemos ter interatividade, onde é possível estimular a participação com sua marca, produto. Onde é possível também aferir métricas: tempo de permanência, cliques, cadastro, envio para amigos, etc.

Ao planejar sua camapanha é importante também calcular o ROI (retorno sobre o investimento) e definir qual será o tipo de conversão: cadastro, venda, clique, etc.

Exemplo:
Uma escola de ensino a distância precisa divulgar os novos cursos para seu público. A forma de conversão é a quantidade de inscrições no curso através do site. Após a escolha dos sites é importante calcular o ROI.

O cálculo será baseado em uma campanha com compra por CPM (custo por mil).

Fomato: banner
Total de impressões: 2.000.000
CPM: R$ 10,00
Valor total: R$ 20.000,00

CTR (taxa de clique) - alguns sites indicam a média de CTR no formato, mas é possível basear também através do IUPD (leia no post do dia 31/agosto/08).

A CTR do mês de jun/08 foi 0,26% para banners.
Nº impressões x CTR mês = 2.000.000 x 0,26% = 5.200 cliques
Valor investido / cliques = R$ 20.000,00 / 5.200 = R$ 3,84 custo por clique (CPC).

Se o site tiver 1.000 inscrições no período da campanha, cada inscrição terá um custo de R$ 20,00 (R$ 20.000,00 / 1.000). É possível mensurar de onde vieram as inscrições se o site da escola é monitorado por alguma ferramenta como o Google Analytics.

Use o ROI para planejar sua campanha na web.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante as informações que você passa sobre a parte de mídia online, espero que sempre continue passando informações dessa área.

Jamile Lage disse...

Obrigada, Vinicius!
Espero que continue lendo e contribuindo com o blog.
Abs.