24 setembro 2008

SEO - Search Engine Optimization

O SEO, ou otimização de sites para buscadores, consiste no serviço constante de consultoria e mensurações de resultados para sugestão das melhores estratégias de desenvolvimento e de arquitetura de um site para que o mesmo apareça bem posicionado nos resultados das buscas orgânicas (as não-patrocinadas) por palavra-chave dos buscadores.

Importância do SEO
- Entre 80% e 90% dos visitantes de um site chegam através dos motores de busca;
- Se o site não aparece nas primeiras posições da busca, não terão visitantes;
- Estatísticas recentes revelaram que 89% dos cliques nos resultados de pesquisas são feitos na primeira página.

Li um texto publicado por Alexandre Kavinski, no blog Search Now, do IDG Now que reflete a realidade do SEO no Brasil. Vou reproduzi-lo, porque é muito bom.

O retrato das estratégias de search no Brasil fica claro em dois tipos de prospects que aparecem com frequência:

1. O cliente vem procurar um serviço para otimizar seu site para o resultado orgânico. Quer saber quanto custa o serviço (como se fosse um pacote pronto) e quantas palavras em quanto tempo terá em primeira posição.

Não se compra otimização deste jeito e quem vende assim é picareta. O serviço de otimização faz parte de uma consultoria; a idéia é entender as estratégias online da empresa e juntos desenvolver uma estratégia de search que atenda estes objetivos. Não se trata de pegar posições com determinadas palavras, trata-se de otimizar a presença web nos buscadores para que todo o conteúdo do site seja potencializado nos resultados. Trata-se de entender o que e porque as pessoas estão buscando e atender a este "desejo das pessoas de buscar" gerando negócios e exposição com os mecanismos de busca.

Não existe uma solução pronta para otimização, otimização é consultoria, não um produto encaixotado. A busca também não é pontual, o que leva ao segundo tipo de prospect, cujo comportamento quase semopre está ligado ao primeiro, mas também aparece isoladamente.

2. O cliente que acaba de montar (e publicar) toda sua presença web e agora quer otimizar. Otimização deve fazer parte da cultura web. O cliente que monta sua estratégia e depois tenta otimizar acaba pagando caro, já que qualquer aspecto de sua presença que não está amigável com os buscadores precisará ser refeito e neste caso, além do custo da otimização, terá custos que poderão ser muito mais altos para refazer parte do desenvolvimento anterior. Ou pior, em função destes custos acaba abandonando a idéia de otimizar, ou a realiza pela metade.

Otimização tem que vir no começo, desde o esboço do site, pelo menos desde a montagem do wireframe e deve continuar parte integrante da estratégia web da empresa sempre, como usabilidade.

Quando for otimizar tenha sempre em mente estas duas coisas: SEO (search engine optimization) deve ser parte da cultura web como um todo e não se trata da posição de palavras na busca, se trata da oportunidade que a busca como um todo pode representar para o seu negócio.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola,
voce conhece alguem que faça esse trabalho de SEO?
vlw

Jamile Lage disse...

Oi, trabalho com esse serviço na www.mediafactory.com.br
Me envie seu contato para dar mais detalhes.
Abraços