O SEO, ou otimização de sites para buscadores, consiste no serviço constante de consultoria e mensurações de resultados para sugestão das melhores estratégias de desenvolvimento e de arquitetura de um site para que o mesmo apareça bem posicionado nos resultados das buscas orgânicas (as não-patrocinadas) por palavra-chave dos buscadores.
Importância do SEO
- Entre 80% e 90% dos visitantes de um site chegam através dos motores de busca;
- Se o site não aparece nas primeiras posições da busca, não terão visitantes;
- Estatísticas recentes revelaram que 89% dos cliques nos resultados de pesquisas são feitos na primeira página.
Li um texto publicado por Alexandre Kavinski, no blog Search Now, do IDG Now que reflete a realidade do SEO no Brasil. Vou reproduzi-lo, porque é muito bom.
O retrato das estratégias de search no Brasil fica claro em dois tipos de prospects que aparecem com frequência:
1. O cliente vem procurar um serviço para otimizar seu site para o resultado orgânico. Quer saber quanto custa o serviço (como se fosse um pacote pronto) e quantas palavras em quanto tempo terá em primeira posição.
Não se compra otimização deste jeito e quem vende assim é picareta. O serviço de otimização faz parte de uma consultoria; a idéia é entender as estratégias online da empresa e juntos desenvolver uma estratégia de search que atenda estes objetivos. Não se trata de pegar posições com determinadas palavras, trata-se de otimizar a presença web nos buscadores para que todo o conteúdo do site seja potencializado nos resultados. Trata-se de entender o que e porque as pessoas estão buscando e atender a este "desejo das pessoas de buscar" gerando negócios e exposição com os mecanismos de busca.
Não existe uma solução pronta para otimização, otimização é consultoria, não um produto encaixotado. A busca também não é pontual, o que leva ao segundo tipo de prospect, cujo comportamento quase semopre está ligado ao primeiro, mas também aparece isoladamente.
2. O cliente que acaba de montar (e publicar) toda sua presença web e agora quer otimizar. Otimização deve fazer parte da cultura web. O cliente que monta sua estratégia e depois tenta otimizar acaba pagando caro, já que qualquer aspecto de sua presença que não está amigável com os buscadores precisará ser refeito e neste caso, além do custo da otimização, terá custos que poderão ser muito mais altos para refazer parte do desenvolvimento anterior. Ou pior, em função destes custos acaba abandonando a idéia de otimizar, ou a realiza pela metade.
Otimização tem que vir no começo, desde o esboço do site, pelo menos desde a montagem do wireframe e deve continuar parte integrante da estratégia web da empresa sempre, como usabilidade.
Quando for otimizar tenha sempre em mente estas duas coisas: SEO (search engine optimization) deve ser parte da cultura web como um todo e não se trata da posição de palavras na busca, se trata da oportunidade que a busca como um todo pode representar para o seu negócio.
2 comentários:
ola,
voce conhece alguem que faça esse trabalho de SEO?
vlw
Oi, trabalho com esse serviço na www.mediafactory.com.br
Me envie seu contato para dar mais detalhes.
Abraços
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