30 novembro 2007

Marketing viral

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Você repassaria esse vídeo para alguém? Se sua resposta foi sim, você acabou de ser atingido por uma campanha viral.

O marketing viral é uma ferramenta do marketing de guerrilha para gerar o boca-a-boca na internet, através de redes sociais como orkut, youtube, myspace, blogs, a marca consegue ter uma grande visibilidade com custo baixo. Esse vídeo eu o descobri no orkut de um amigo.

Mas como conseguir isso?

Primeiro temos que entender quem é o público-alvo, buscar os formadores de opinião na internet, as pessoas que vão influenciar as outras e repassar o conteúdo. O conteúdo deve ser instigante, engraçado, tem que estimular a vontade da pessoa ver e enviar para outra.

Uma campanha viral básica é feita com e-mail marketing, hotsite e vídeos.

O e-mail marketing dever ser repassado às pessoas que tem afinidade com a notícia, é importante ter um bancos de dados com o perfil do público, ou usar CRM para envio da campanha. O Datalistas é um exemplo. Não devemos enviar um e-mail em massa, pois pode ser tachado como SPAM.

O ambiente que vai proporcionar o maior detalhamento do produto viral é o hotsite, não deve haver outros produtos, notícias, pois a atenção é focada na campanha de um produto específico.
Um bom exemplo é a campanha da Nike com o Ronaldinho Gaúcho, creio que alguns de vocês já a viram, pois teve mais de 17 milhões de acessos no youtube. O hotsite é perfeito, fala apenas das chuteiras e tem bastante interatividade, é possível baixar vídeos, peças em vários formatos.
Hotsite:http://www.nikefootball.com/

Vídeo viral:
Os vídeos virais devem ser naturais, sem conteúdo apelativo ao comercial. Um bom vídeo tem que ser envolvente, engraçado e receptivo, pois os internautas não querem engolir a sua marca. Identificar o target do vídeo é fundamental para sua propagação.

A Twix fez um vídeo que caiu no gosto do público jovem, o exemplo não é recente, mas foi um sucesso de viral, pois a base da campanha foi a internet. A AlmapBBDO é a responsável pela criação e divulgação.


Tem vários vídeos no youtube produzidos por jovens relacionados com essa campanha, segue um exemplo.


Essas campanhas mostram que as empresas querem marcar presença com os internautas. A explosão do contéudo, as possibilidades de interatividade, diversão, e o fato de se comunicar diretamente com os consumidores são os atrativos para essas empresas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre achei campanhas viral um pouco arriscada, pois se tem o risco de ir para o bem ou para o mal, deve se toma muito cuidado antes de começar, alem de um ótimo planejamento e objetivo da campanha, a maioria dos viriais que sao lançado, nao consegue chegar ao objetivo da campanha, mais já vi bons virais, inovadores e dando bastante resultado para marca e a empresa.

http://blog.rodrigoduarteparobe.com

Anônimo disse...

Concordo que é uma campanha de risco para a marca, mas com um bom planejamento é possível evitar a distorção da mensagem.