14 novembro 2007

O futuro da propaganda em vídeo

A IBM publicou recentemente um estudo chamado "O Fim da Propaganda como Nós a Conhecemos", onde divulga que os consumidores se irritam com a propaganda em vídeo online. Estudos mostram que os comerciais que aparecem antes do vídeo são os mais irritantes, pois a internet é um meio no qual o internauta lê o que interessa. A proposta do comercial antes do conteúdo selecionado se contrapõe a isso, é invasivo.

O relatório apresenta quatro tendências: controle da atenção – os consumidores selecionam, distribuem e consumem seus próprios conteúdos e, por conseqüência, as mensagens publicitárias envolvidas no processo. Criatividade - amadores e semi-profissionais criam peças a baixo custo, métricas - na internet conseguimos medir a eficácia de uma propaganda e os anunciantes gostam disso, inventários de publicidade – empresas que não conseguiam entrar em mídias tradicionais devido ao preço estão investindo na internet. O meio é confiável para quem questiona a eficácia dos modelos tradicionais.

Na internet ainda não existe fórmula para definir qual formato mais adequado para o inernauta, são apenas 10/12 anos de existência e muita pesquisa pela frente. Quem aposta no vídeo interativo é o Sérgio Guarnieri, sócio e fundador da A1.Interativa. Segundo ele a revolução está por vir, o vídeo interativo transfere o controle ao consumidor, no qual se tornará "diretor" do comercial. Não teremos mais um comercial de massa, mas vários deles, para cada grupo de pessoas, com linguagem e anseios específicos. Os comerciais interativos são exibidos apenas nos intervalos das páginas clicadas ou enquanto se carrega um conteúdo, para respeitar a qualidade de navegação. Acabou a era da publicidade sem lei, das famosas janelinhas saltando a todo o momento sobre o conteúdo exibido.

Toda essa mudança está em processo nos consumidores e por isso as previsões para os próximos 5 anos são de aumento de receita publicitária nas plataformas online e mudança na forma de comercialização. Você está preparado para a nova era?

Nenhum comentário: