Regra nº 1 do e-mail marketing: só envie para quem deu permissão a você. Qualquer envio sem permissão é considerado como spam.
Segundo o relatório da Symantec, 80% dos e-mails enviados em agosto eram spams. Muitas empresas tem o hábito de enviar grande volume de e-mails para pessoas que não são opt-in (autorizadas) com o objetivo de divulgar o produto ou serviço.
Regra nº 2: construa e mantenha atualizada a sua base de contatos.
O bom uso dessa ferramenta fortalece o relacionamento da empresa com o cliente, gera bons resultados e faturamento. O importante é qualidade dos contatos e não a quantidade. Nos EUA o ROI de e-mail marketing para e-commerce é de U$ 45 para cada U$ 1 investido.
Regra nº 3: invista em ferramentas que possam disparar, segmentar e mensurar.
O instituto Direct Partners (Nova Iorque) fez uma pesquisa com 30 mil empresas e constatou que 35% usam o e-mail marketing para marketing direto e 28% o consideram com o melhor desempelho e facilidade de mensuração.
O estudo apontou também que muitos executivos entrevistados reclamaram que algumas companhias não investem em segmentação e ainda trabalham apenas com segmentações simples, como dados demográficos e sexo.
Existem ferramentas no mercado que permitem calcular o ROI, segmentar de acordo com o negócio da empresa, higienizar a base de contatos, personalização, etc.
Benefícios da aplicação do serviço:
Ø relacionamento com o cliente;
Ø marketing viral;
Ø vendas;
Ø fidelização;
Ø ações promocionais;
Ø campanhas institucionais;
Ø envio de informações / notícias;
Ø comunicações personalizadas (pontos no cartão fidelidade);
Ø convites para eventos.