30 outubro 2008

Marketing viral

A JumpEducation promoverá no dia 02 de Dezembro a Oficina Executiva sobre Estratégias Inovadoras em Marketing Viral.

O conceito viral é antigo: passar adiante uma mensagem que "contamine" o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante ou fazer isso em conjunto com outras ações, como comprar algo ou se inscrever em algum serviço.

Mas esse conceito se sofisticou com a disseminação do uso dos meios digitais. A interatividade e convergência de mídias tornam a criação de campanhas virais ainda mais instigantes e abrem um leque de possibilidades bastante interessante para todos as necessidades.

Acesse o hotsite.

Assista esse vídeo sobre marketing viral.


29 outubro 2008

Marketing de performance

Marketing de Performance é qualquer ação de marketing que tenha seu objetivo relacionado a resultados pré-definidos e mensuráveis. São exemplos o crescimento de vendas, aumento na base de clientes e usuários, geração de novas matrículas, incremento no número de pedidos, entre outros.

Ao invés de pagar por um espaço publicitário ou pela veiculação de publicidade, nas ações de marketing de performance a empresa só paga quando o interessado clica no anúncio.

Essa é nova forma de anunciar na web, fique ligado!

Cresce investimento em internet

Fonte: IDG Now

O investimento em publicidade na internet atingiu 65,8 milhões de reais durante agosto, aumento de 48% em relação ao mesmo mês de 2007, segundo dados divulgados pelo Projeto Inter-Meios. Com o aumento, a internet corresponde agora a 3,29% do mercado publicitário como um todo, que movimentou 2 bilhões de reais durante o mês.

28 outubro 2008

Tecnisa cria atendimento em vídeo

A Tecnisa inova mais uma vez e oferece o vídeo atendimento para clientes interessados em informações sobre imóveis. Da mesma forma que os atendimentos tradicionais como telefone, e-mail, online são feitos, o vídeo atendimento pode ser feito em qualquer horário e possibilita que o consumidor veja o corretor online.

É usado o Skype como ferramenta que permite também uma ligação, caso o consumidor tenha interesse. A web corresponde hoje 26% das vendas totais da Tecnisa, o que justifica investimentos e inovações sempre.

Boticário no You Tube

O Boticário segue a tendência de manter um canal de comunicação com os consumidores através do You Tube.

Além de materiais em vídeo, como campanhas publicitárias e making of dos comerciais, o espaço possibilita o contato direto da empresa com o público, que pode postar links, comentários e sugestões.

E-mail marketing - use essa ferramenta a seu favor

Regra nº 1 do e-mail marketing: só envie para quem deu permissão a você. Qualquer envio sem permissão é considerado como spam.
Segundo o relatório da Symantec, 80% dos e-mails enviados em agosto eram spams. Muitas empresas tem o hábito de enviar grande volume de e-mails para pessoas que não são opt-in (autorizadas) com o objetivo de divulgar o produto ou serviço.

Regra nº 2: construa e mantenha atualizada a sua base de contatos.
O bom uso dessa ferramenta fortalece o relacionamento da empresa com o cliente, gera bons resultados e faturamento. O importante é qualidade dos contatos e não a quantidade. Nos EUA o ROI de e-mail marketing para e-commerce é de U$ 45 para cada U$ 1 investido.

Regra nº 3: invista em ferramentas que possam disparar, segmentar e mensurar.
O instituto Direct Partners (Nova Iorque) fez uma pesquisa com 30 mil empresas e constatou que 35% usam o e-mail marketing para marketing direto e 28% o consideram com o melhor desempelho e facilidade de mensuração.

O estudo apontou também que muitos executivos entrevistados reclamaram que algumas companhias não investem em segmentação e ainda trabalham apenas com segmentações simples, como dados demográficos e sexo.

Existem ferramentas no mercado que permitem calcular o ROI, segmentar de acordo com o negócio da empresa, higienizar a base de contatos, personalização, etc.

Benefícios da aplicação do serviço:
Ø relacionamento com o cliente;
Ø marketing viral;
Ø vendas;
Ø fidelização;
Ø ações promocionais;
Ø campanhas institucionais;
Ø envio de informações / notícias;
Ø comunicações personalizadas (pontos no cartão fidelidade);
Ø convites para eventos.

17 outubro 2008

UOL de home nova


O UOL deixou a home mais clean, com fotos maiores, fontes maiores e espaços em brancos. Está mais agradável ler as milhares de notícias que circulam ali.

E você, o que achou da mudança?

You Tube cria canal para virais

Fonte: INFO Online

O You Tube está produzindo um canal para reunir os videos virais mais populares. Produzido em estúdio e apresentado por Maria Grace, uma conhecida apresentadora de programas online nos Estados Unidos, o PopTube reúne vídeos com celebridades, imagens mais populares e conteúdo produzido pelo próprio serviço.

O YouTube deseja também obter audiência num canal onde os vídeos publicados são manualmente controlados, evitando problemas como imagens fora dos termos de uso ou infração de copyright.

O sistema também deve exibir publicidade paga, em formato de vídeo, no intervalo das apresentações de Maria Grace, assim como ocorre em canais de TV convencionais.

16 outubro 2008

Case imobiliário

Fonte: Yahoo

O momento positivo para expansão do mercado imobiliário impulsiona as vendas e gera grande procura. Muitas empresas estão usando a internet nesse momento devido a facilidade do meio em divulgar informações para os consumidores.

A Rossi Residencial começou o trabalho com links patrocinados em 2007. Segundo Rafael Rossi, Gerente de Marketing Institucional da Rossi, o trabalho fez o site pular de 2 mil visitas únicas no mês para 40 mil. Ele defende que não faz sentido desprezar o canal no planejamento de comunicação e considera a internet mídia de massa. “Estamos investindo cada vez mais na web. Ainda estamos engatinhando neste meio, mas o que interessa é que cada vez mais migramos investimentos de marketing para a Internet”.

Os links patrocinados também fazem parte do projeto de comunicação da Cyrela. Anna Paula Durazzo, gerente de Marketing Online da companhia, destaca a importância do site no negócio e no fortalecimento da relação com o cliente. “O site da Cyrela é um canal de vendas da companhia. Por isso, está sempre com novidades. A cada dia, semana e mês entramos com novas funcionalidades e melhorias a partir do que já está online. O foco dessas novas features são sempre o auxílio nas vendas online dos produtos”. A executiva destaca o investimento em marketing online promovido desde 2005 como prova de que as ações na web sempre foram prioridades da empresa. “Não é apenas por conta do bom momento, mas é porque acreditamos neste canal”, completa.

Para Rodrigo Resende, superintendente de Marketing da MRV, a web é hoje uma das mídias mais eficientes para a empresa. Uma prova disso é que as vendas pela rede registraram, em agosto de 2007, acréscimo de 400% em comparação ao mesmo mês do período anterior. “Os internautas brasileiros estão entre os campeões do mundo em termos de permanência na Internet e a MRV está sabendo aproveitar este momento”, define.

Curso sobre planejameno comercial na web

A JumpEducation promoverá nos dias 28 e 29 de Novembro o Training Program sobre Ações de Vendas de Publicidade em Projetos Web.

Objetivos do Curso
- Mostrar as melhores práticas e processos envolvidos no planejamento comercial das ações de vendas envolvendo publicidade online.

A Quem se Destina
- Profissionais que trabalham com Vendas de Publicidade Online e Offline, Planejamento de Mídia, Área Comercial de Veículos e Agências de Publicidade.

Módulos Abordados
- Uma breve história da publicidade online
- como surgiu, evolução do mercado e tendências futuras: Mostrar ao aluno as origens da publicidade online, e situá-lo dentro do atual cenário.

- Gerenciamento de publicidade online - conceitos básicos: Esclarecer ao aluno quais são os principais pontos de um gerenciamento de publicidade online.

- Negociação, Precificação e Remuneração de Campanhas online: O aluno compreenderá os processos envolvidos na negociação e precificação de espaços publicitários no meio on-line e como se dá a remuneração das campanhas.

- Adservers e métricas: O aluno entenderá o papel do adserver e das métricas dentro do processo de remuneração dos veículos e da análise da performance das campanhas.

- Marketing de Busca e Links Patrocinados: Informar ao aluno a sistemática do marketing em sites de busca, bem como a dos links patrocinados.

- Formatos de mídia gráfica na web: Este módulo visa mostrar ao aluno quais formatos de mídia gráfica fazem parte de um media-kit digital.

- Atividade Prática: Montar um media-kit para ações online.

Acesse o hotsite.

09 outubro 2008

Consumidor x meios

Esse gráfico demonstra a presença dos meios na vida do consumidor.




A internet está presente em ambientes onde outras mídias são restritas: trabalho, escola, sala de estudos.

Fonte: IBOPE Netratings

07 outubro 2008

Internet no Brasil

Os dados de pesquisa da TGI Brasil jan/08 (11 mercados) dão bons motivos para você investir na internet.

De cada 2 brasileiros, 1 já é internauta.

De cada 10 pessoas da classe AB, 7 são internautas.

1 entre cada 3 pessoas da classe C é internauta.

Penetração nos meios:
49% homens
43% mulheres
74% classe AB
38% classe C
53% classe ABC
71% 12 a 19 anos
52% 20 a 34 anos
38% 35 a 44 anos

6º lugar é a posição do Brasil em número de internautas no mundo (Internet World Stats março 2008)

Cursos comunicação online

A Jump Education prepara novos cursos para outubro e novembro, todos em SP.

Confira a programação:

Training Program - Ações de Marketing em Sites de Busca
Data: 10 e 11 de outubro de 2008

Oficina Executiva - Estratégias Inovadoras em Marketing Viral
Data: 14 de outubro de 2008

Training Program - Planejamento de Comunicação em Meios Digitais
Data: 07 e 08 de novembro de 2008

Oficina Executiva - Estratégias de Comunicação com Redes Sociais
Data: 13 de novembro de 2008

Mais informações no site.

Crowdsourcing no Hi5

A rede social Hi5 ganhou novas versões em 10 idiomas, com a ajuda dos usuários do site. O Hi5 tem uma ferramenta de tradução, o Open Social, onde os membros mandam e sugerem novas formas de tradução para as páginas, recursos e aplicações do site.

Esse modelo de colaboração na web 2.0 é conhecido como crowdsourcing (fornecimento pelas massas).

O site tem cerca de 56 milhões de usuários no mundo, sendo 4.083.098 no Brasil que teve sua versão com a ajuda de membros brasileiros. Segundo a empresa, sediada em San Francisco (EUA), o crescimento de usuários brasileiros em 2008 oscilará entre 45% e 50%.

O Hi5 é uma boa opção de mídia para quem quer falar com membros de redes sociais, já que possui ótimos espaços para publicidade como superbanner, quadrado, skyscraper, dhtml.