22 dezembro 2008

Novo site Nike

A Nike lançou seu novo site de e-commerce: nikestore.com

Eu adorei o visual, navegação e disposição dos produtos. Entre e confira!

Pesquisa Google - imóveis

O Google divulgou uma pesquisa sobre comportamento do consumidor na aquisição de um imóvel, os números reforçam a força da internet para o segmento imobiliário.

Seguem bons motivos para quem ainda não investe na internet.

Resumo
• A Internet,além de ser uma das fontes de informação mais usadas por compradores de imóveis, proporciona geração de leads comerciais de qualidade para agentes imobiliários e induz atividade offline no setor
• 70% dos compradores de imóveis usam Mecanismos de Busca para pesquisar e se informar sobre imóveis
• Google é o mecanismo de busca mais usado no Brasil

1. A Internet está se tornando uma das fontes de informação mais usadas por compradores de imóveis1
• 96% dos compradores vão online procurar imóvies à venda 1
• 67% pesquisam questões financeiras e valor dos imóveis 1
• 63% pesquisam características de bairros/ vizinhanças 1
• 58% comparam diferentes opções 1
• 53% identificam imóveis para visitar pessoalmente 1
• 50% usam a Internet para localizar corretores, imobiliárias, incorporadoras 1

2. Internet é ótima fonte de geração de oportunidades para agentes imobiliários2
• 80% dos corretores/ agentes imobiliários acham que “leads” gerados via Internet são de melhor qualidade que de qualquer outro meio 2
• Compradores de imóveis que usam a Internet passam mais tempo pesquisando por conta própria e usam o tempo do corretor de maneira mais eficiente e produtiva 3

3. O meio online gera atividade offline no setor imobiliário 4
• 74% dos usuários que fazem pesquisas online sobre imóveis visitam os imóveis selecionados pessoalmente após uso da Internet 4
• 23% dos usuários que pesquisam dados sobre imóveis na Internet contactam agente imobiliário reponsável pelo imóvel na sequência 4

4. Ferramentas de Busca são amplamente usadas em pesquisas sobre imóveis1
• 70% dos compradores de imóveis usam ferramentas de busca para achar informações sobre imóveis ou agentes imobiliários 1
• 66% usam para acessar sites de corretores/ imobiliárias 1
• 65% usam para acessar classificados de imóveis 1
• 63% usam para chegar em outros sites relacionados a imóveis
• 57% usam para acessar sites de páginas amarelas 1
• A presença de produto ou marca em lista de busca (natural ou paga) aumenta probabilidade de exposição para 70% dos compradores

5. Google é a Ferramenta de Busca mais usada no Brasil5
• Google é o mecanismo de busca mais popular do Brasil, atingindo mais de 82% dos usuários de Internet no País , com mais de 697 milhões de visitas e 28 milhões de páginas vistas por mês5
• As soluções de marketing do Google permitem a veiculação de anúncios de texto em seus sites e em sites parceiros de busca, além de oferecer alternativas de anúncios online como imagens, vídeo, gadgets que podem ser veiculados na rede de conteúdo do Google composta de milhares de sites parceiros

1 Dados baseados em pesquisa Media-Screen com 601 adultos nos Estados Unidos, usuários de Internet, que compraram ou pesquisaram sobre imóveis recentemente.
2 Center for Realtor Technology, 2007 Realtor Technology Survey;

3 C.A.R 2006 Internet versus Traditional Real Estate Buyer Survey;
4 National Association of Realtors, 2006 Profile of Home Buyers and Sellers;
5 Comscore – Media Metrix Julho 2007

10 dezembro 2008

Marketing de performance 2

A internet é o meio no qual conseguimos monitorar e mensurar todas as ações de publicidade e marketing. É uma nova realidade para os anunciantes, aliás, é o que eles procuravam.

Nesse novo conceito nasce o marketing de performance, que se resume em compra de resultados. Saímos do famoso CPM (custo por mil) para o CPC (custo por clique), CPL (custo por lead/cadastro) e CPA (custo por venda).

O que é mais interessante? Comprar 1 milhão de impressões ou comprar 5 mil cliques? Você prefere que seu anúncio apareça várias vezes ou que seja clicado? Existem sistes que já vendem seus espaços publicitários com custo de CPC, outro serviço famoso e de grande resultado é o SEM, links patrocinados. Só pagamos pelo clique, pela visita focada, pelo resultado.

O CPL é ideal para o cliente que precisa de novos cadastros no site, ao invés de pagar pelo número de impressões o cliente paga por cada cadastro feito através do site do qual está anunciando.

O CPA é perfeito para o e-commerce, o cliente só paga se a pessoa que clicar em seu anúncio e comprar.

Ainda não são todos sites que trabalham com o CPC, CPL e CPA, mas a Media Factory possui uma rede de sites muito eficiente para esses serviços.

Agora é a vez do Twitter

O Twitter conquistou milhares de usuários em 2008 com seu serviço de microblogging e para 2009 promote novidades para quem quer falar com essas pessoas.

Segundo Evan Willians, CEO do Twitter, a empresa quer gerar receita com essa ferramenta e acredita que o anúncio publicitário é a melhor opção. Por isso recusou a oferta do Facebook de US$ 500 milhões pela compra de microblogging.

Agora é aguardar e torcer para que o Twitter seja mais uma boa opção de publicidade online.

Tempo de navegação dos brasileiros

O IBOPE/NetRatings divulgou novos dados de pesquisa referente ao tempo de navegação dos brasileiros em outubro/2008.

A média mensal de horas que o usuário residencial fica online é de 24h e 41min. A maior parte deste tempo, 35,8% (8,42 horas/mês), é em sites de relacionamento, redes sociais e blogs.

Houve um aumento de 4,7% no tempo de navegação comparada ao mês de setembro/2008.

09 dezembro 2008

Sites natalinos

Selecionei alguns sites que podem deixar seu Natal mais prático e divertido.

Amigo secreto
Para quem quer fazer um sorteio sem "marmelada" - MeuAmigoSecreto

Cartões e vídeos animados
O famoso Elfo em novas versões - ElfYourSelf
Dá para comprar presentes personalizados também - Gifts

Faça o upload de fotos dos seus amigos nas mais diversas animações e dispare para sua lista de contatos - JibJab

Vídeos engraçados com Papai Noel e duendes - Pinpix

01 dezembro 2008

II Congresso PQN Comunicação: Empregabilidade, Tecnologia e Webcomunicação.

Acontecerá em BH nos dias 05 e 06/12 o II Congresso PQN de Comunicação. O evento contará com 10 palestras e 22 profissionais palestrantes de diversas partes do Brasil. Espera-se a participação de 250 congressistas, entre profissionais, publicitários, estudantes, professores de comunicação, pesquisadores e aposentados.

Local: Auditório Ministro Carlos Mário da Silva Velloso - Faculdade UNA
Rua Aimorés, 1451 Funcionários

VALORES:
Assinantes, estudantes e aposentados
R$ 120,00

Demais profissionais
R$ 250,00

Clique aqui para ver a programação.

Palavras mais buscadas no Yahoo em 2008

O Yahoo divulgou hoje uma lista das palavras mais buscadas em 2008 (janeiro a novembro). Quem lidera a lista é o reality show "BBB8" seguido por "Olimpíadas", "Oscar 2008", "Células Tronco" e "Mulher Melancia" pasme!

Todos termos foram bem divulgados na mídia o que reflete a grande procura no Yahoo.

Outras palavras que estão na lista: portabilidade numérica, Isabella Nardoni, Amy Winehouse e Barack Obama.

12 novembro 2008

Redes sociais - 7 dicas para não errar na comunicação

Fonte: IDG Now!

Alessandro Lima, Chief Executive Officer da empresa de inteligência de mercado em redes sociais, e.life; Carolina Terra, responsável pela área de web 2.0 da Agência Ideal; e do diretor da Pólvora Comunicação, Edney Souza dão dicas dos maiores deslizes em redes sociais.

1. Criar um perfil falso
Isto sempre termina como um tiro no pé da empresa, segundo Carolina. “A transparência é mais válida do que uma ação falsa. Se uma companhia aérea criar um perfil ‘comum’ para participar de uma comunidade que fale sobre gestão de crises e só fizer apologias positivas, sem crítica ao problema, podem desconfiar”, explica. Além disso, nas redes sociais “as pessoas querem encontrar pessoas para interagir, falando entre si sobre as marcas. Os usuários querem ouvir experiências e relatos verdadeiros - ali, há uma referência de confiança”, exemplifica Souza. “É preferível continuar offline a criar uma estratégia falsa.” Lima conta que, no exterior, este disfarce é apelidado de “astro turfing”. A expressão define empresas de relações públicas ou agências tentando criar um comportamento espontâneo, fingindo que não há esforços comerciais em comentários nos fóruns.“Se o perfil for falso, não haverá representatividade nenhuma”, resume Lima.

2. Invadir espaço dos usuários
Quando há um fórum de discussão sobre determinado tema, as empresas não devem ‘chegar chegando’ com sua presença. É preferível, inclusive, que se “converse com o moderador da comunidade para saber se os integrantes querem a presença da empresa ali”, opina Carolina.


Segundo Lima, “o principal erro é entrar em um ambiente no qual não se é bem-vindo e querer interagir diretamente”. Carolina conta que, caso a empresa gere mal estar, provavelmente será banida do espaço. “Isso não acontecerá se a empresa se identificar, explicar que gostaria de entender o que os usuários pensam e dizer que gostaria de participar do debate”, afirma.

3. Enviar comunicados e respostas impessoais
Para começar, é bom saber que ‘press releases’ são informativos e não experiências, observa Souza. “Se a empresa quer proporcionar uma experiência, pode oferecer o teste de um produto ou convidar para um evento” exemplifica.

E o feitiço pode virar contra o feiticeiro. “Os usuários costumam comparar as respostas entre si, se você usar um padrão fica muito fácil de ser identificado”, alerta Lima.

Esta tática, contudo, parece não ser mais popular entre as marcas, segundo o CEO. “Isso era comum há dois ou três anos, mas hoje as empresas já sabem que não é o ideal e evitam o comportamento

4. Interferir com publicidade onde não se deve
A empresa pode conversar com o moderador de uma comunidade e comprar um link fixo de divulgação na descrição do espaço, como cita Souza. Mas a estratégia só funciona em partes.

“Se é uma ação que de fato aconteceu, tudo bem. Por exemplo, em comunidades de amantes do Doritos, como a ‘Queremos Doritos 5 kg’, você pode divulgar o pacote ali e oferecer aos usuários”, explica Souza. “Assim, você ainda potencializa a ação positiva.”

Em outubro, a Elma Chips iniciou uma ação oferecendo o desejado pacote gigante do salgadinho aos participantes das principais comunidades referentes ao Doritos.

5. Tentar comprar o usuário
Uma péssima estratégia, na avaliação dos especialistas, é tentar fazer os internautas pararem de falar mal da empresa oferecendo ‘presentinhos’. Não pega bem, por exemplo, enviar um presente para um blogueiro que falou mal da marca, segundo Souza.

“É muito melhor ele entrar em contato para resolver o problema da pessoa. Se fizer algo além do necessário, soa como manipulação.”

6. Interromper conversas
Se você sentar em uma mesa de bar e chegar com seu assunto, interrompendo o diálogo presente, não terá sorte em engatar um novo papo. “O canal social não pode ser de interrupção. As empresas devem discutir o que já está em andamento”, diz Souza.

Quando a empresa cria um blog, por exemplo, deve-se conversar sobre o que já circula no boca-a-boca dos usuários. “Primeiro você deve se inserir e depois começar a acrescentar”, opina o blogueiro.

Aliás, aqui valem as mesmas regras do tópico “não invadir o espaço dos usuários”.

7. Ignorar as manifestações dos consumidores
Carolina aponta que, hoje, observar comportamento dos clientes é indispensável, tendo ou não uma campanha online. “Os usuários vão falar da marca e a internet é um termômetro gratuito”, diz.

As consequências de se ignorar o boca-a-boca online dos usuários podem ser graves. Carolina exemplifica com o caso de uma concessionária que ignorou as reclamações de um cliente que comprou um veículo e não o recebeu após 20 dias.

O atendimento da empresa o ignorou, até que ele, enfurecido, “se vestiu de palhaço e criou um site para detonar a imagem da empresa”, conta Carol. E em vez de finalmente dar atenção ao cliente, a marca entrou com uma ação judicial para tirar o site do ar o que tornou a repercussão pior ainda.

“O que ela podia ter minimizado com um contato, virou uma bola de neve”, explica.

A atitude oposta foi tomada pela Dell. Carolina lembra que, em resposta ao site “Dell Hell”, criado por um cliente insatisfeito, fez um site colaborativo para que os usuários dessem sugestões sobre os produtos e pudessem resolver tudo de forma amigável.

30 outubro 2008

Marketing viral

A JumpEducation promoverá no dia 02 de Dezembro a Oficina Executiva sobre Estratégias Inovadoras em Marketing Viral.

O conceito viral é antigo: passar adiante uma mensagem que "contamine" o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante ou fazer isso em conjunto com outras ações, como comprar algo ou se inscrever em algum serviço.

Mas esse conceito se sofisticou com a disseminação do uso dos meios digitais. A interatividade e convergência de mídias tornam a criação de campanhas virais ainda mais instigantes e abrem um leque de possibilidades bastante interessante para todos as necessidades.

Acesse o hotsite.

Assista esse vídeo sobre marketing viral.


29 outubro 2008

Marketing de performance

Marketing de Performance é qualquer ação de marketing que tenha seu objetivo relacionado a resultados pré-definidos e mensuráveis. São exemplos o crescimento de vendas, aumento na base de clientes e usuários, geração de novas matrículas, incremento no número de pedidos, entre outros.

Ao invés de pagar por um espaço publicitário ou pela veiculação de publicidade, nas ações de marketing de performance a empresa só paga quando o interessado clica no anúncio.

Essa é nova forma de anunciar na web, fique ligado!

Cresce investimento em internet

Fonte: IDG Now

O investimento em publicidade na internet atingiu 65,8 milhões de reais durante agosto, aumento de 48% em relação ao mesmo mês de 2007, segundo dados divulgados pelo Projeto Inter-Meios. Com o aumento, a internet corresponde agora a 3,29% do mercado publicitário como um todo, que movimentou 2 bilhões de reais durante o mês.

28 outubro 2008

Tecnisa cria atendimento em vídeo

A Tecnisa inova mais uma vez e oferece o vídeo atendimento para clientes interessados em informações sobre imóveis. Da mesma forma que os atendimentos tradicionais como telefone, e-mail, online são feitos, o vídeo atendimento pode ser feito em qualquer horário e possibilita que o consumidor veja o corretor online.

É usado o Skype como ferramenta que permite também uma ligação, caso o consumidor tenha interesse. A web corresponde hoje 26% das vendas totais da Tecnisa, o que justifica investimentos e inovações sempre.

Boticário no You Tube

O Boticário segue a tendência de manter um canal de comunicação com os consumidores através do You Tube.

Além de materiais em vídeo, como campanhas publicitárias e making of dos comerciais, o espaço possibilita o contato direto da empresa com o público, que pode postar links, comentários e sugestões.

E-mail marketing - use essa ferramenta a seu favor

Regra nº 1 do e-mail marketing: só envie para quem deu permissão a você. Qualquer envio sem permissão é considerado como spam.
Segundo o relatório da Symantec, 80% dos e-mails enviados em agosto eram spams. Muitas empresas tem o hábito de enviar grande volume de e-mails para pessoas que não são opt-in (autorizadas) com o objetivo de divulgar o produto ou serviço.

Regra nº 2: construa e mantenha atualizada a sua base de contatos.
O bom uso dessa ferramenta fortalece o relacionamento da empresa com o cliente, gera bons resultados e faturamento. O importante é qualidade dos contatos e não a quantidade. Nos EUA o ROI de e-mail marketing para e-commerce é de U$ 45 para cada U$ 1 investido.

Regra nº 3: invista em ferramentas que possam disparar, segmentar e mensurar.
O instituto Direct Partners (Nova Iorque) fez uma pesquisa com 30 mil empresas e constatou que 35% usam o e-mail marketing para marketing direto e 28% o consideram com o melhor desempelho e facilidade de mensuração.

O estudo apontou também que muitos executivos entrevistados reclamaram que algumas companhias não investem em segmentação e ainda trabalham apenas com segmentações simples, como dados demográficos e sexo.

Existem ferramentas no mercado que permitem calcular o ROI, segmentar de acordo com o negócio da empresa, higienizar a base de contatos, personalização, etc.

Benefícios da aplicação do serviço:
Ø relacionamento com o cliente;
Ø marketing viral;
Ø vendas;
Ø fidelização;
Ø ações promocionais;
Ø campanhas institucionais;
Ø envio de informações / notícias;
Ø comunicações personalizadas (pontos no cartão fidelidade);
Ø convites para eventos.

17 outubro 2008

UOL de home nova


O UOL deixou a home mais clean, com fotos maiores, fontes maiores e espaços em brancos. Está mais agradável ler as milhares de notícias que circulam ali.

E você, o que achou da mudança?

You Tube cria canal para virais

Fonte: INFO Online

O You Tube está produzindo um canal para reunir os videos virais mais populares. Produzido em estúdio e apresentado por Maria Grace, uma conhecida apresentadora de programas online nos Estados Unidos, o PopTube reúne vídeos com celebridades, imagens mais populares e conteúdo produzido pelo próprio serviço.

O YouTube deseja também obter audiência num canal onde os vídeos publicados são manualmente controlados, evitando problemas como imagens fora dos termos de uso ou infração de copyright.

O sistema também deve exibir publicidade paga, em formato de vídeo, no intervalo das apresentações de Maria Grace, assim como ocorre em canais de TV convencionais.

16 outubro 2008

Case imobiliário

Fonte: Yahoo

O momento positivo para expansão do mercado imobiliário impulsiona as vendas e gera grande procura. Muitas empresas estão usando a internet nesse momento devido a facilidade do meio em divulgar informações para os consumidores.

A Rossi Residencial começou o trabalho com links patrocinados em 2007. Segundo Rafael Rossi, Gerente de Marketing Institucional da Rossi, o trabalho fez o site pular de 2 mil visitas únicas no mês para 40 mil. Ele defende que não faz sentido desprezar o canal no planejamento de comunicação e considera a internet mídia de massa. “Estamos investindo cada vez mais na web. Ainda estamos engatinhando neste meio, mas o que interessa é que cada vez mais migramos investimentos de marketing para a Internet”.

Os links patrocinados também fazem parte do projeto de comunicação da Cyrela. Anna Paula Durazzo, gerente de Marketing Online da companhia, destaca a importância do site no negócio e no fortalecimento da relação com o cliente. “O site da Cyrela é um canal de vendas da companhia. Por isso, está sempre com novidades. A cada dia, semana e mês entramos com novas funcionalidades e melhorias a partir do que já está online. O foco dessas novas features são sempre o auxílio nas vendas online dos produtos”. A executiva destaca o investimento em marketing online promovido desde 2005 como prova de que as ações na web sempre foram prioridades da empresa. “Não é apenas por conta do bom momento, mas é porque acreditamos neste canal”, completa.

Para Rodrigo Resende, superintendente de Marketing da MRV, a web é hoje uma das mídias mais eficientes para a empresa. Uma prova disso é que as vendas pela rede registraram, em agosto de 2007, acréscimo de 400% em comparação ao mesmo mês do período anterior. “Os internautas brasileiros estão entre os campeões do mundo em termos de permanência na Internet e a MRV está sabendo aproveitar este momento”, define.

Curso sobre planejameno comercial na web

A JumpEducation promoverá nos dias 28 e 29 de Novembro o Training Program sobre Ações de Vendas de Publicidade em Projetos Web.

Objetivos do Curso
- Mostrar as melhores práticas e processos envolvidos no planejamento comercial das ações de vendas envolvendo publicidade online.

A Quem se Destina
- Profissionais que trabalham com Vendas de Publicidade Online e Offline, Planejamento de Mídia, Área Comercial de Veículos e Agências de Publicidade.

Módulos Abordados
- Uma breve história da publicidade online
- como surgiu, evolução do mercado e tendências futuras: Mostrar ao aluno as origens da publicidade online, e situá-lo dentro do atual cenário.

- Gerenciamento de publicidade online - conceitos básicos: Esclarecer ao aluno quais são os principais pontos de um gerenciamento de publicidade online.

- Negociação, Precificação e Remuneração de Campanhas online: O aluno compreenderá os processos envolvidos na negociação e precificação de espaços publicitários no meio on-line e como se dá a remuneração das campanhas.

- Adservers e métricas: O aluno entenderá o papel do adserver e das métricas dentro do processo de remuneração dos veículos e da análise da performance das campanhas.

- Marketing de Busca e Links Patrocinados: Informar ao aluno a sistemática do marketing em sites de busca, bem como a dos links patrocinados.

- Formatos de mídia gráfica na web: Este módulo visa mostrar ao aluno quais formatos de mídia gráfica fazem parte de um media-kit digital.

- Atividade Prática: Montar um media-kit para ações online.

Acesse o hotsite.

09 outubro 2008

Consumidor x meios

Esse gráfico demonstra a presença dos meios na vida do consumidor.




A internet está presente em ambientes onde outras mídias são restritas: trabalho, escola, sala de estudos.

Fonte: IBOPE Netratings

07 outubro 2008

Internet no Brasil

Os dados de pesquisa da TGI Brasil jan/08 (11 mercados) dão bons motivos para você investir na internet.

De cada 2 brasileiros, 1 já é internauta.

De cada 10 pessoas da classe AB, 7 são internautas.

1 entre cada 3 pessoas da classe C é internauta.

Penetração nos meios:
49% homens
43% mulheres
74% classe AB
38% classe C
53% classe ABC
71% 12 a 19 anos
52% 20 a 34 anos
38% 35 a 44 anos

6º lugar é a posição do Brasil em número de internautas no mundo (Internet World Stats março 2008)

Cursos comunicação online

A Jump Education prepara novos cursos para outubro e novembro, todos em SP.

Confira a programação:

Training Program - Ações de Marketing em Sites de Busca
Data: 10 e 11 de outubro de 2008

Oficina Executiva - Estratégias Inovadoras em Marketing Viral
Data: 14 de outubro de 2008

Training Program - Planejamento de Comunicação em Meios Digitais
Data: 07 e 08 de novembro de 2008

Oficina Executiva - Estratégias de Comunicação com Redes Sociais
Data: 13 de novembro de 2008

Mais informações no site.

Crowdsourcing no Hi5

A rede social Hi5 ganhou novas versões em 10 idiomas, com a ajuda dos usuários do site. O Hi5 tem uma ferramenta de tradução, o Open Social, onde os membros mandam e sugerem novas formas de tradução para as páginas, recursos e aplicações do site.

Esse modelo de colaboração na web 2.0 é conhecido como crowdsourcing (fornecimento pelas massas).

O site tem cerca de 56 milhões de usuários no mundo, sendo 4.083.098 no Brasil que teve sua versão com a ajuda de membros brasileiros. Segundo a empresa, sediada em San Francisco (EUA), o crescimento de usuários brasileiros em 2008 oscilará entre 45% e 50%.

O Hi5 é uma boa opção de mídia para quem quer falar com membros de redes sociais, já que possui ótimos espaços para publicidade como superbanner, quadrado, skyscraper, dhtml.

26 setembro 2008

Comunicação digital é com a BrANDS

A Ideiasnet acaba de lançar uma holding 100% voltada para a comunicação digital: BrANDS (Brazilian Advertising & New Digital Strategies). São 4 empresas independentes que fornecem uma gama de serviços para interatividade, a Media Factory, de marketing e relacionamento digital; a Hands especializada em mobile marketing; a Addcomm, uma agência de comunicação e marketing digital; e a TV ao Vivo, de multimídia interativa.

Diferentemente das holdings tradicionais que surgem apenas para fazer um papel organizacional, administrativo, a BrANDS terá a missão de entrar na criação e viabilização dos projetos, diz Nélio Bilate, CEO da holding, que tem em seu currículo empresas como Renault-Nissan e Coca-Cola. Acreditamos que o projeto mais importante da holding é a idéia, tendo como base o tripé criatividade-tecnologia- inovação. As empresas da BrANDS continuarão a existir com suas estruturas, clientes etc. Queremos somar os esforços e não subtrair – completa.

Para conhecer um pouco mais do grupo acesse http://www.brandsgroup.com.br/

24 setembro 2008

SEO - Search Engine Optimization

O SEO, ou otimização de sites para buscadores, consiste no serviço constante de consultoria e mensurações de resultados para sugestão das melhores estratégias de desenvolvimento e de arquitetura de um site para que o mesmo apareça bem posicionado nos resultados das buscas orgânicas (as não-patrocinadas) por palavra-chave dos buscadores.

Importância do SEO
- Entre 80% e 90% dos visitantes de um site chegam através dos motores de busca;
- Se o site não aparece nas primeiras posições da busca, não terão visitantes;
- Estatísticas recentes revelaram que 89% dos cliques nos resultados de pesquisas são feitos na primeira página.

Li um texto publicado por Alexandre Kavinski, no blog Search Now, do IDG Now que reflete a realidade do SEO no Brasil. Vou reproduzi-lo, porque é muito bom.

O retrato das estratégias de search no Brasil fica claro em dois tipos de prospects que aparecem com frequência:

1. O cliente vem procurar um serviço para otimizar seu site para o resultado orgânico. Quer saber quanto custa o serviço (como se fosse um pacote pronto) e quantas palavras em quanto tempo terá em primeira posição.

Não se compra otimização deste jeito e quem vende assim é picareta. O serviço de otimização faz parte de uma consultoria; a idéia é entender as estratégias online da empresa e juntos desenvolver uma estratégia de search que atenda estes objetivos. Não se trata de pegar posições com determinadas palavras, trata-se de otimizar a presença web nos buscadores para que todo o conteúdo do site seja potencializado nos resultados. Trata-se de entender o que e porque as pessoas estão buscando e atender a este "desejo das pessoas de buscar" gerando negócios e exposição com os mecanismos de busca.

Não existe uma solução pronta para otimização, otimização é consultoria, não um produto encaixotado. A busca também não é pontual, o que leva ao segundo tipo de prospect, cujo comportamento quase semopre está ligado ao primeiro, mas também aparece isoladamente.

2. O cliente que acaba de montar (e publicar) toda sua presença web e agora quer otimizar. Otimização deve fazer parte da cultura web. O cliente que monta sua estratégia e depois tenta otimizar acaba pagando caro, já que qualquer aspecto de sua presença que não está amigável com os buscadores precisará ser refeito e neste caso, além do custo da otimização, terá custos que poderão ser muito mais altos para refazer parte do desenvolvimento anterior. Ou pior, em função destes custos acaba abandonando a idéia de otimizar, ou a realiza pela metade.

Otimização tem que vir no começo, desde o esboço do site, pelo menos desde a montagem do wireframe e deve continuar parte integrante da estratégia web da empresa sempre, como usabilidade.

Quando for otimizar tenha sempre em mente estas duas coisas: SEO (search engine optimization) deve ser parte da cultura web como um todo e não se trata da posição de palavras na busca, se trata da oportunidade que a busca como um todo pode representar para o seu negócio.

23 setembro 2008

Parceria Google e Yahoo?

O Departamento de Justiça dos EUA analisa a proposta de aliança entre o Google e Yahoo que permite o Google inserir links patrocinados nos resultados de busca do Yahoo.

Está em análise também o "monopólio" desse serviço, já que o Google representa 63% das buscas no EUA e o Yahoo 19,6%. Para os consumidores e anunciantes o ideal é o Yahoo permanecer independente, favorecendo a concorrência.

Ao mesmo tempo, a participação em buscas do Yahoo continua a cair no mercado americano e com a não parceria existe a possibilidade de compra do Yahoo pela Microsoft.

Digital Marketing Summit

O IBOPE Net Ratings e a Jump Education organizam um novo evento sobre comunicação digital com renomados especialistas, o Digital Marketing Summit.

O foco do evento é em estratégias para a comunicação digital, uma boa oportunidade para quem quer investir na web e ainda não o fez.

Palestrantes:
Alexandre Magalhães (Gerente de Análise de Mercado IBOPE)
Fábio Saad (Diretor de Mídia Online DM9DDB)
Fátima Pissarra (Gerente de Mobile Marketing NOKIA)
Jeff Paiva (Gerente de Social Media Agência Click)
Lucas Mello (Diretor LiveAD )
Martha Gabriel (Diretora de Tecnologia NMD - New Media Developers)
Silvia Quintanilha (Client Service V.P Millward Brown)
Público-Alvo: Diretores, Gerentes, e Gestores de empresas anunciantes, agências de publicidade, veículos de mídia, órgãos governamentais, varejo. Executivos de Marketing, Publicidade, Comunicação, Internet.

Data: 30/setembro.
Local: São Paulo.
Inscrições: clique aqui

18 setembro 2008

ROI - como mensurar na internet

A internet chegou para modificar a forma de comunicar com as pessoas, na publicidade saimos do foco da atenção para o método da atração.

Atraimos o usuário com peças nas quais podemos ter interatividade, onde é possível estimular a participação com sua marca, produto. Onde é possível também aferir métricas: tempo de permanência, cliques, cadastro, envio para amigos, etc.

Ao planejar sua camapanha é importante também calcular o ROI (retorno sobre o investimento) e definir qual será o tipo de conversão: cadastro, venda, clique, etc.

Exemplo:
Uma escola de ensino a distância precisa divulgar os novos cursos para seu público. A forma de conversão é a quantidade de inscrições no curso através do site. Após a escolha dos sites é importante calcular o ROI.

O cálculo será baseado em uma campanha com compra por CPM (custo por mil).

Fomato: banner
Total de impressões: 2.000.000
CPM: R$ 10,00
Valor total: R$ 20.000,00

CTR (taxa de clique) - alguns sites indicam a média de CTR no formato, mas é possível basear também através do IUPD (leia no post do dia 31/agosto/08).

A CTR do mês de jun/08 foi 0,26% para banners.
Nº impressões x CTR mês = 2.000.000 x 0,26% = 5.200 cliques
Valor investido / cliques = R$ 20.000,00 / 5.200 = R$ 3,84 custo por clique (CPC).

Se o site tiver 1.000 inscrições no período da campanha, cada inscrição terá um custo de R$ 20,00 (R$ 20.000,00 / 1.000). É possível mensurar de onde vieram as inscrições se o site da escola é monitorado por alguma ferramenta como o Google Analytics.

Use o ROI para planejar sua campanha na web.

31 agosto 2008

Balanço e-commerce - 1º semestre 2008

O site http://www.e-bit.com.br/ é referência em dados do comércio eletrônico no Brasil. Analisei o relatório do 1º semestre de 2008 e destaquei algumas informações relevantes.

O comércio eletrônico faturou no Brasil 3,8 bilhões de reais de janeiro a junho de 2008, um crescimento de 45% comparado ao mesmo período em 2007. Foram 11 milhões de pedidos o que gerou um ticket médio de R$ 324,00.



O crescimento deve-se a muitos fatores como: a conveniência de comprar online, evitando filas, trânsito; a inclusão digital, com apoio do Governo que ajudou a reduzir o preço dos computadores; a confiança do consumidor, que faz aumentar a frequencia de compra nesse canal.

É uma boa oportunidade para as empresas quem ainda não apostaram na internet como canal de venda.

Os produtos mais comprados foram:

Perfil do consumidor

Renda familiar - a classe C está na internet e a tendência é de crescimento e inclusão da D e E.

38% das compras feitas na internet nesse período foram por pessoas que possuem renda familiar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00

22% entre R$ 3.001,00 e R$ 5.000,00.

8% menos de R$ 1.000,00.

Sexo - 50% homens e 50% mulheres.
As mulheres mudaram o comportamento de compra devido as facilidades da internet. Em 2000 elas representavam 37% do público e hoje chega a passar os homens ficando em alguns meses com 51%. Porém o ticket médio das mulheres é de R$ 272,00 (compram produtos mais baratos relacionados a beleza, moda, livros) enquanto o dos homens é R$ 375,00 (produtos mais caros - informática e eletrônicos).

Faixa etária - 70% entre 25 a 49 anos

Os jovens tem participação baixa, pois muito não tem cartão de crédito/conta bancária e pedem aos pais para efetuarem a compra, o que acaba caindo na faixa de 25 a 49 anos.

Mais informações clique aqui.

Índice UNICA de Performance Digital

Confira o índice de taxa de clique (CTR) nos últimos meses.




Clique aqui para obter outras informações.



24 agosto 2008

Anúncio de Gadget - Google

O anúncio de gadget é a nova aposta do Google de anúncio dinâmico e interativo na internet. A novidade é que não precisamos ser redirecionado a outro site para interagir com o anúncio, podemos vê-lo nas páginas parceiras do Google em formato superbanner, retângulo, etc, e ter todas informações ali mesmo. É o site dentro de site.

O anúncio do filme "A Mighty Heart" da Paramount Vantage virou referência para quem quer utilizar essa ferramenta. Eles colocaram o trailer e calendário do filme, rss, contaram a história, dentre outras ações que faziam os usuários interagirem com o anúncio.

O interessante é que os relatórios mostram todo o movimento do usuário, onde clicou, onde parou, quanto tempo ficou no site, etc.


Clique aqui
e confira tudo sobre o gadget.

26 julho 2008

SEM + SEO + mídia online

Não é novidade que muita gente usa os buscadores para encontrar informações sobre o que procura na internet. O número de internautas no mundo já passou 800 milhões de pessoas e a tendência de crescimento é grande.

Hoje mesmo eu fiquei com preguiça de procurar o telefone de uma drogaria no catálogo e entrei na net para achar. Ontem quis ver detalhes de um novo carro e achei o hotsite, que é ótimo! Agora imagine se sua marca não está na net, de que adianta gastar milhões com vídeos maravilhosos para tv, peças para mídia impressa e outros, se você não gasta míseros % da sua verba para atingir um público que está atrás do seu produto. Isso mesmo, na internet nós buscamos o seu produto, você apenas tem que estar lá.

E como marcar presença na internet? Como destacar entre milhões de sites, marcas?

É possível melhorar sua performence nos sites de busca com o serviços de SEM (Search Enigme Marketing) e SEO (Search Enigme Optimization).

SEM - posicionamento pago nos sites de buscas para os consumidores que buscam o seu produto. Através do SEM você coloca o seu site nas primeira páginas de resultado de busca. É possível comprar palavras-chaves e links patrocinados que se identificam com o seu negócio, por exemplo: a empresa que trabalha com chocolates pode comprar as palavras: páscoa, namorados, chocolate, etc. Você só paga se alguém clicar no seu link. Mas essa compra exige uma estratégia e conhecimento da ferramenta para não jogar dinheiro fora. Existem muitas empresas no mercado que são especializadas em SEM.

SEO - posicionamento natural nos sites de busca. O importante nesse serviço é otimizar o seu site ao máximo para o Google o perceber como relevante no processo de busca. O SEO trabalha com a reestruturação do conteúdo do site, do código HTML e dos TAGs, até a atualização dos parâmetros dos sites de busca. Os resultados são a longo e médio prazo, mas a credibilidade é maior em comparação com o SEM.

Essas 2 ferramentas tem que estar integradas em uma campanha de publicidade. Eu defendo a integração da campanha offline + online + SEO + SEM.

Grazi - Imedia Excellence 2

Olha só que bacana o hotsite dessa campanha, clique aqui.

15 julho 2008

Novo site Imédia Excellence - L'Òreal Paris

A L'Óreal inovou em sua comunicação ao lançar na internet a nova campanha da coloração Imédia Excellence para o universo feminino. A campanha integrou TV e ponto-de-venda e superou as expectativas da L'Óreal, pois o número de ligações na central 0800 chegou a 21 mil em 1 semana, expectativa prevista para todo o mês.

É fácil entender esse sucesso no lançamento, pois a L'Óreal não lançou apenas um site, mas sim uma gama de informações úteis para suas consumidoras. Ao entrar no Maison Imédia Excellence você escolhe a opção sim ou não para quem teve ou não experiência com alguma coloração. O site oferece serviços de cores que combinam com o tipo de pele, olhos e cor atual do cabelo, concordo que é um serviço básico, mas a disposição no site está ótima. Além desse serviço podemos encontar: tira dúvidas com profissional, vídeos instrutivos para uso das cores, últimas inovações.

A estrela da campanha é a Grazi Massafera, quem ajuda a impulsionar as visitas no site. Na primeira página já contamos com um tratamento "pessoal" da Grazi.

Acredito que a internet fortalece lançamento de produto e marcas já conhecidas pelo público, mas o que desperta o interesse são informações que agregam conhecimento. Essa é a melhor forma de aparecer, comunicar e permanecer na internet.

09 maio 2008

Mais palestras

O mês de maio está repleto de palestras e seminários, confira a programação:

17 maio - Interminas
Belo Horizonte / MG
Inscrições esgotadas. Informações aqui.

20 maio - Publicidade na Internet no Brasil.
O Grupo de Mídia de MG e a Hi-Midia promovem um café da manhã com profissionais da área.
Temas abordados: Internet e Experiências de Varejo, Mídia Online para o Segmento Educacional, Imobiliário e Governamental.
Local: Hotel Mercure - Av. do Contorno, 7315 - Lourdes - Belo Horizonte/MG.
Horário: 09h às 12h.
Inscrições pelo telefone 21 2244-8851 ou claudia@hi-midia.com

27 maio - 10º Encontro Locaweb em BH
O evento acontece em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
Inscrições aqui.

05 maio 2008

Palestras em BH

Essa semana temos 2 palestras em BH sobre internet no mesmo dia 06/maio.

Internet e Comunicação Corporativa: do discurso ao diálogo.
Local: Auditória do Fiemg Trade Center. Rua Timbiras, 1200.
Informações: 31 3275-3038
Horário: 19h

A internet e o jornalismo alternativo.
Local: Sindicato dos Jornalistas de MG. Av. Álvares Cabral, 400.
Informações: 31 3224-5011
Horário: 19h30

As duas palestras são gratuitas.

01 maio 2008

Com que roupa, eu vou?

Fonte: Mundo do Marketing

O site www.camiseteria.com é um ótimo exemplo de e-commerce inovador. Nele o consumidor faz o produto, vota nos melhores de modelos de camisa e a empresa só produz o que eles querem. Com esse padrão de negócio a empresa vende mais de 2 mil produtos por mês e ainda tem uma rede de relacionamento ótima com os consumidores.

Números
:: Lançado em agosto de 2005 depois de oito meses de estudos
:: 15 mil estampas enviadas por consumidores
:: Cerca de 150 modelos produzidos
:: 70 mil usuários cadastrados, dos quais 30 mil ativos
:: 15 mil visitas diárias
:: O consumidor tem em média 22 anos
:: Apenas 7 pessoas operam o negócio
:: Cada camiseta custa R$ 55,00
:: Vende 2,5 mil camisetas por mês
:: Faturamento chega a R$ 137 mil por mês
O site investe em outros sites, eventos ligados ao mundo digital, compra links patrocinados, tem programa de fidelidade, mas quem o divulga mesmo são os consumidores e as ações de virais. “Os próprios usuários divulgam e chamam os amigos”, informa Fabio Seixas, sócio da empresa e divulgador da marca que só veste camisa do Camiseteria.

02 abril 2008

Dicionário da web - novos termos

Acrescento novos termos para complementar um post antigo sobre dicionário da web.

Ad Sense:
Ad Sense é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para que seu site se torne rentável. É muito simples. Você insere nas suas páginas os anúncios dos clientes do Google e toda vez que seu visitante clicar na publicidade que o Google veicula através de você, você é remunerado. No meu blog tem exemplo desses anúncios.

Mash-ups:
Mash-ups são fusões ou junções de serviços na Internet. Os Mash-ups ocorrem quando duas tecnologias de informação se completam para gerar uma experiência mais rica ao usuário. Um exemplo é a disponibilização de um serviço de votação para matérias publicadas por blogs. Um blog instala a tecnologia disponibilizada por um site de serviços e juntos formam uma nova aplicação. No caso, essa aplicação é a promoção do conteúdo gerado pelo blog no site que disponibiliza a tecnologia. Assim o blog fornece o conteúdo e o site promove o conteúdo através de votações on-line. O site da Coca-Cola é um bom exemplo de mash-ups.

Tag:
O termo vem de etiqueta. É uma forma de etiquetar o conteúdo que você gera aliando palavras ao texto, áudio ou vídeo. Isso torna o conteúdo organizável através de clique e rastreável pelos mecanismos de busca. Entre no site www.vejabh.com.br e confira uma boa aplicação de tags.

Interminas 2008

O iMasters vai trazer para Belo Horizonte no dia 17 de maio um seminário sobre internet. O tema é a “Internet: A nova força de Minas Gerais”, e bota nova força nisso, pois precisamos evoluir muito.

Esse seminário é um reflexo do evento InterCon, que acontece em SP e é um sucesso. Participei em 2007 desse evento e amei, são 2 dias dedicados a área de internet, os temas abordam toda a cadeia tecnológica: desde virais a arquitetura e negócios.

O InterMinas prestigiará temas como : Publicidade Online, Arquitetura da Informação, Criação para Internet, Desenvolvimento, Usabilidade, Tendências, E-Empreendedorismo, Comunicação Digital, dentre outros.

Vale a pena conferir, tem alguns palestrantes de peso.

Confira toda programação aqui.

09 março 2008

Novos sites regionais da Veja

A revista Veja lançou novos sites regionais no RJ, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador. Com visual moderno e perfil para o público jovem, os sites trazem o boletim semanal de programação na cidade e a lista completa de bares, restaurantes e comidinhas.

O diferencial do site é a rede de relacionamento que os usuários podem participar. Através de um cadastro você monta sua lista de bares, restaurantes preferidos e pode compartilhar a mesma com outros participantes.

Os sites tem 1 mês que estão no ar, exceto o RJ que foi o primeiro. A audiência é crescente e o tempo de duração por visita é uma média de 4 minutos, muito bom para o lançamento.

Confira todas as informações aqui.


03 março 2008

Marketing viral

Sempre leio o blog de Guerrilha da agência Espalhe e gostei muito das definições que o Gustavo Fortes apresentou sobre marketing viral e post pago.

- Marketing Viral: é a ferramenta de marketing de guerrilha que cria um conteúdo _ que pode ser um filme, uma piada, uma foto ou qualquer coisa virtual ou física _ para ser passado pra frente espontaneamente como um vírus. Quando desenvolvemos uma ação de marketing viral, nós dizemos para o cliente que esta tem potencial viral, ou seja, acreditamos que um determinado grupo de pessoas irá se interessar pelo assunto e passará a mensagem, espontaneamente, pra frente. Não podemos afirmar que ela será passada para frente, só saberemos realmente quando a ação começar.

- Post pago: é quando um cliente ou agência paga para um blog postar sobre determinado assunto. Prática oriunda da propaganda, onde o negócio das agências é comprar espaço e (não é uma crítica, é um fato) não conquistar relacionamentos. Neste caso, as agência contratam blogs que tenham uma grande audiência e têm certeza que esta mensagem será vista por ela.

Gosto da primeira opção, com um bom planejamento e idéias criativas é possível conseguir retorno com ações virais.

Estou cansada de ler reportagens pagas, feitas sob medida para o anunciante e não para o leitor. Por isso amo a liberdade na internet!

Natura aposta na internet para atingir o mercado internacional

A Natura vai lançar um site para atingir os consumidores europeus, asiáticos e africanos. A Global Virtual Store (ou loja virtual global) é um projeto que está sendo estruturado há cerca de quatro meses e que pretende vender produtos a mais de 40 países, segundo apurou o jornal Valor Econômico.

"O objetivo é dar suporte à construção da marca na área internacional e permitir que qualquer consumidor do mundo ou brasileiros que morem fora possam comprar nossos produtos", diz Alessandro Carlucci, presidente da Natura.

O projeto pela internet vai servir como um importante campo de testes para a companhia mapear novos mercados antes que resolva aterrissar localmente com a estrutura de uma operação. "Com a loja virtual, a marca e o produto podem chegar antes da gente", disse o executivo.

Jhonnie Walker Red

Gostei dessa campanha, chamou minha atenção pela figura da pintura rupestre e texto.

Portal Terra.

Ao clicar no banner a tela muda.




O interessante é que o anúncio não é intrusivo, só abre na tela inteira se você clicar no banner.

27 fevereiro 2008

Cresce o faturamento da GOL pela internet

A GOL comemora um crescimento de 15% nas vendas pela internet em 2007. O site www.voegol.com.br é responsável por 80% das vendas que no passado faturou R$ 5,4 bilhões.

O site tem uma média 4,4 milhões de visitantes por mês e é o responsável por reduzir custos e agilizar o processo.

A GOL soube explorar esse nicho de mercado e hoje colhe os frutos de uma estratégia bem trabalhada a longo prazo.

24 fevereiro 2008

E-commerce

Quem gosta de conforto, rapidez, segurança e ampla diversidade de produtos utiliza a internet para comprar. Com a crescente inclusão digital a participação do comércio eletrônico cresce no faturamento das empresas. Segundo dados do e-bit, empresa de Marketing on-line especializada em pesquisas sobre comércio eletrônico, o varejo on-line no Brasil tem um faturamento que cresce cerca de 50% ao ano desde 2003.

Com o crescimento das vendas surge um desafio, o crescimento das reclamações. Golpes por empresas fraudulentas, problemas com entregas, propaganda enganosa são alguns obstáculos que o comprador pode encontrar ao usar a internet para compras.

As empresas têm que estar preparadas para atender esse público exigente, pois o usuário de internet quer o produto chegue no prazo, que tenha todas informações necessárias, caso contrário ele publica uma reclamação na web que pode ser prejudicial a marca da empresa. A resolução dessas reclamações em tempo hábil é necessária para o que o problema não piore.

Para atrair a confiança desse consumidor as empresas devem facilitar o processo burocrático no momento da compra, nas trocas, investir em programas seguros para inserção de informações pessoais. Além de ter um canal de atendimento rápido e objetivo.

A tendência para os próximos anos é, cada vez mais, a entrada de lojas tradicionais para o comércio virtual, como as Casas Bahia, Carrefour e Wal-Mart, que devem entrar em operação ainda este ano. "As empresas não vão poder ficar de fora. O varejo on-line não vai substituir outros canais de vendas, mas vai ser algo complementar", comenta Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.

Número de internautas cresce no Brasil

Pesquisa realizada pelo IBOPE revela que o Brasil ganhou 7 mil novos usuários de internet. Os dados comparam janeiro/06 e janeiro/07 onde mostra que o número de pessoas que tem acesso a web em casa saltou de 14 milhões para 21,1 milhões.

Segundo José Calazans, analista de mídia do Ibope, a queda no preço dos PCs e a expansão dos serviços de banda larga foram os principais fatores a impulsionar o crescimento do acesso à web no Brasil.

Os principais interesses dos brasileiros na internet concentram-se na categoria Buscadores, Portais e Comunidades, diz o Ibope.

iMasters e JumpEducation lançam programas de treinamento

O iMasters e a JumEducation lançam um programa de treinamento avançado para os estudantes e profissionais que querem reter e aperfeiçoar os conhecimentos em Negócios Digitais.

O atrativo do programa é a qualificação dos professores que possuem alta graduação acadêmica e tem conhecimento prático suficiente, sendo referência em sua área.

Os primeiros cursos são: Arquitetura de Informação em Projetos WEB, Como Transformar Criação em Negócios, Usabilidade em Projetos Web - A Experiência do Usuário e Gerência de Projetos com Ênfase em Internet.

Mais informações no site de programas de treinamentos.

01 fevereiro 2008

Campanhas carnavalescas

A criatividade está solta nas campanhas de carnaval. Selecionei 2 que gostei e que envolvem outras plataformas como jingle, eventos, TV.

Nova Schin - Pega Leve

A Schin está presente no carnaval do RJ, Salvador, Recife e Sul. Ivete Sangalo é a estrela da campanha que envolve TV, revista, internet, rádio e eventos.

O skyscraper ao lado está no portal Terra e pede para clicar e baixar o jingle da campanha. O link está direcionado para o site da Schin http://www.novaschin.com.br/ onde conseguimos baixar também os vídeos e wallpapers.

Ainda conseguimos acompanhar o que está acontecendo nos carnavais onde a Nova Schin está presente devido ao hotsite patrocinado http://carnaval.ig.com.br/

A campanha da Nova Schin se destaca pela qualidade da criação, identidade da marca com o evento e público e pela interatividade, sem falar que o hotsite é o canal 24 horas do carnaval "Pega Leve".

Ministério da Saúde - Qual é a sua atitude?

O Ministério da Saúde está com uma campanha pesada no carnaval para o uso da camisinha e prevenção da AIDS.

O square está presente nos canais sobre carnaval dos principais portais do Brasil.

O hotsite sobre a campanha é muito bom! Clique aqui e confira todos os recursos que ele oferece: tem testes para tirar dúvidas sobre as doenças, jingles, vídeos, wallpapers, blog, locais onde encontrar camisinha na sua cidade e mais.

Além da campanha publicitária tem o tradicional Bloco da Camisinha abriu o Carnaval de Salvador no dia 31/01 com um público estimando de 10 mil foliões. Há 13 anos consecutivos o Bloco da Camisinha une música e mensagens de prevenção, fazendo um trabalho de mobilização social.

29 janeiro 2008

YouTube no celular

O YouTube lançou um novo portal exclusivo para celulares. São mais de 10 milhões de vídeos que podem ser baixados pelo celular através do endereço http://m.youtube.com/

Qualquer celular que suporte RTSP streaming e tenha uma operadora que permita o streaming de vídeos poderá acessar o conteúdo do serviço, diz o blog do YouTube .

O YouTube pretende ampliar sua rede de usuários móveis, que ainda é bem pequena em relação aos usuários de pcs.

22 janeiro 2008

Genial! Burguer King

O Burguer King lançou um exemplo de publicidade criativa, viral e que não é intrusiva. Através do site www.subservientchicken.com você dá os comandos (em inglês) e o galo obedece.

Testei com as palavras: kisses, sexy, sleep, turn around e dei boas risadas.
Entre e confira.

21 janeiro 2008

MacBook Air

O lançamento do MacBook Air (Apple) virou a notícia da web. Steve Joobs usou um envelope para mostrar o notebook mais fino do mundo com humor.

O MacBook Air tem 1,9 cm de espessura na parte mais grossa, pesa cerca de 1,4 kg e tem tela de 13,3 polegadas. Vai custar U$ 1,799 nos EUA. Nao tem drive para cds ou DVDs - Jobs diz que o consumidor nao sentirá falta porque pode baixar músicas e filmes da internet ou acessar drives de outros computadores para instalar novos softwares. Para quem preferir, haverá drives externos para comprar.

A previsão de chegada no Brasil é em março.

Veja o comercial:


O interessante é que tem vários vídeos no You Tube que fazem paródia ao comercial:


O MacBook Air foi testado pelo colunista do 'NYT' que avaliou os prós e contras do novo notebook. Clique aqui para ver a notícia completa.

16 janeiro 2008

Ministério Britânico no You Tube

A realeza começou com o canal no You Tube e a rainha Elizabeth 2ª já divulga sua tradicional mensagem de Natal aos jovens. Agora é a vez do Ministério Britânico lançar o seu canal de comunicação com esse público.

A previsão de lançamento é março ou abril e promete novidades na forma de relacionamento com o meio internet. Um dos objetivos do canal é comunicar com os jovens árabes e iranianos para explicar a política britânica, numa tentativa de melhorar a já danificada reputação do Reino Unido no mundo islâmico após a Guerra do Iraque.

15 janeiro 2008

Métricas: page views e tempo de permanência

Em beneficio do usuário, algumas páginas de internet só recarregam certos trechos. Exemplo: você lê um texto na web, deixa um comentário e depois volta na mesma matéria e ainda edita seu perfil. Tudo isso conta como 1 page view. O desenvolvedor do site programa o recarregamento das páginas dessa forma para o usuário ter uma navegação mais rápida.

Os sites que comercializam publicidade usam o page view para medir a audiência e para contabilizar o número de anúncios que podem vender. Outro critério que podemos utilizar para analisar um site é o tempo de permanência do internauta. A Nielsen NetRatings utiliza o critério de permanência do site como o mais importante para a mensuração de audiência, mas não deixa de lado o page view.

O page view não revela o que acontece em uma página. Podemos ter um texto longo ou curto, um rich mídia e tudo isso determinam o tempo que o internauta permanece no site.

Para uma campanha, a entrega de page view é importante, mas os anunciantes devem ter a percepção de valor do site também. É fato que todo anunciante que ter um anúncio na home, mas o tempo de permanência nela é muito pequeno nos portais, os canais internos tem maior tempo de permanecia do usuário.

Outro fator que temos que atentar é o aumento do uso do RSS, feeds, etc. As notícias filtradas ali não contam como page view para o site. Se o texto não for completo não veremos nenhum banner, portanto o internauta não existe para o anunciante.

As campanhas vão evoluir e em breve teremos ações que ligam o site ao RSS, feeds, smartphones e outras plataformas. Espero que os anunciantes não demorem muito a entrar nesse ritmo.

China tem o mesmo número de internautas que os EUA

Segundo as estatísticas divulgadas pela Sociedade da Internet da China e pelo Centro de Informação da Internet na China, publicadas pela agência de notícias Xinhua, o país passou dos 172 milhões de usuários de outubro para 210 milhões no fim de 2007, com um aumento anualizado de 18%.

Com esse número de internautas a China iguala aos EUA e a previsão de crescimento é grande, pois 84% da população não tem acesso a rede.

O governo ainda impõe barreiras ao acesso, censurando sites como o BBC, o Wikipedia dentre outros.

13 janeiro 2008

Os virais mais vistos de 2007

O Financial Times publicou uma relação com os 5 vídeos virais (com presença de marca) mais assistidos em 2007. A contagem foi feita somente pelo You Tube.

Em primeiro lugar o vídeo da agência Fallon, Cadbury - Gorilla Drummer


O segundo lugar foi o vídeo da Sminorff - Green Tea Partay. Agência JWT, New York.


Em terceiro Ray-Ban - Catch Sunglasses, agência Cutwater.
Muito engraçado!


Blendtec - Will it Blend? iPhone ficou com o quarto lugar. (Apenas a versão do iPhone, pois os virais Will it Blend? passaram dos 20 milhões desde novembro/2006). Produção própria.


Em quinto lugar o vídeo da BBH, Copenhagen - Lynx/Axe – Bom chicka wah wah.

09 janeiro 2008

Vaga de marketing na Claro

Estudantes de Marketing com previsão de graduação em dezembro de 2009 podem se inscrever no programa de estágio da Claro e os formados podem entrar para a operadora através do programa de trainee. Há vagas também para Administração de Empresas e Comunicação Social. É preciso ter nível intermediário em inglês ou espanhol e disponibilidade de no mínimo quatro horas por dia. Inscrições no www.ciadetalentos.com.br

08 janeiro 2008

TV com internet

O Google a Panasonic trabalham juntos para desenvolver televisores com capacidade para exibir conteúdo da internet.

O lançamento das TVs estão previstos para março, somente na América do Norte. Será possível ver os vídeos do You Tube e ver álbuns do Picasa.

"A cooperação da Panasonic com o YouTube e Picasa exemplifica nosso compromisso em conduzir a evolução natural da Internet e estendê-la para a televisão de alta definição", apontou o vice-presidente de eletrônicos da Panasonic, Merwan Mereby, em comunicado.

O contrato com o Google não é exclusivo, afirmou o porta-voz da empresa, Akira Kadota.